HomeNotíciasO que fazer em Itu com crianças

O que fazer em Itu com crianças

Texto mostra alguns brinquedos para crianças, como uma abelha e uma formiga gigantes e um bule com duas xícaras, disponíveis na Praça dos Exageros, um dos pontos turísticos de Itu.

Para garantir momentos de diversão em família, a cidade de Itu conta com diversos pontos turísticos que são atrativos para as crianças. Confira opções de passeios do município que fica no interior de SP, a 100 km da capital e pertinho de cidades como Sorocaba, Jundiaí e Campinas.

Cidade das Crianças

Com um espaço grande e agradável, o parque conta com brinquedos como escorregadores, gangorras, banco de areia, casa do Tarzan, uma minicidade, entre outros. Além de equipamentos exclusivos e adaptados para portadores de deficiência (PCD). No local, ainda é possível fazer piqueniques, seja no gramado ou nos quiosques. A estrutura possui ainda uma lanchonete e banheiros. A Cidade das Crianças está localizada na Rua França, 102, bairro Vila Roma, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A Entrada é gratuita.

Texto mostra balanços para crianças em formatos de cavalos, disponíveis na Cidade das Crianças

Praça dos Exageros

Seguindo a fama de que tudo é grande, a Praça dos Exageros foi construída com atrativos enormes, criada para ganhar a atenção dos pequenos. Já na entrada do parque, os visitantes podem registrar o encontro com o grande boneco do humorista ituano, Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, sentado em seu banco da praça.

Num ambiente mágico, onde tudo ganhou grandes proporções, os pequenos poderão brincar com formigas gigantes, joaninhas, escorregador, tabuleiro de xadrez, um bilhete gigante do Trem Republicano, entre outros brinquedos. Além da novidade do parque, que traz uma fonte, com jatos que garantem a diversão de todos. A Atração está localizada na Rua Maestro José Maria dos Passos, 200, bairro Jardim Padre Bento e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Parque Geológico do Varvito

Com histórias interessantes e evidências prováveis da era glacial, o Parque do Varvito é um importante atrativo da cidade. Passear pelo parque faz com que as crianças usem a imaginação no interior de uma das principais rochas do planeta. No local ainda há trilha, bosque, lagos, praça, playground, espaço de exposições e quiosques para piqueniques, além do contato com a natureza. O Parque do Varvito está localizado no bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, e funciona de terça a domingo, das 8h às 16h30, com entrada gratuita.

Trem Republicano

Com aproximadamente sete quilômetros de extensão, o passeio com duração de 40 minutos entre Itu e a vizinha Salto, resgata partes da história do município. A locomotiva conduz vagões de diferentes categorias, sendo o convencional, turístico (com acessibilidade) e boutique (pet friendly). Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou pelo site www.tremrepublicano.com.br. A estação ituana do Trem Republicano está localizada na Praça Gaspar Ricardo e funciona de sexta, sábado e domingo e feriados, às 9h e às 14h, com saídas de Itu e às 11h e 16h, com saídas de Salto.

Imagem mostra a frente de uma locomotiva, na estação ituana do Trem Republicano, local que agrada crianças e adultos.

* Conheça todos os pontos turísticos da nossa cidade: https://turismo.itu.sp.gov.br/