24/03/2024
HomeEducaçãoItu inaugura sua primeira escola municipal de tempo integral

Itu inaugura sua primeira escola municipal de tempo integral

A inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Itu ocorreu na manhã de sexta-feira (02/02), com a presença de autoridades, educadores e familiares de alunos. O prefeito Guilherme Gazzola afirmou que sempre acreditou que o correto é investir em educação e construir escolas. Destacou que ao assumir o governo municipal, sua equipe realizou um diagnóstico das reais condições da Secretaria de Educação, promoveu capacitação dos professores e que, naquele momento, inaugurava esse modelo de educação em tempo integral.

O chefe do Executivo ituano agradeceu aos presentes, destacou a importância da equipe da Secretaria Municipal de Educação e disse à diretora da escola, Angélica Bruni Moraes, que ela “pilota” um sonho e pediu a ela para que faça dele um sonho que vai realizar o futuro de Itu. Além de Guilherme Gazzola, entre as demais autoridades presentes estavam a primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane e a esposa Flávia Gaiane, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde), vereadores, o secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli e diretores da pasta, e secretários e diretores municipais.

O secretário de Educação ressaltou que o prefeito Guilherme Gazzola não mede esforços para apoiar a educação na cidade, agradeceu à equipe da pasta pelo empenho, e comentou que entre as outras necessidades da Secretaria logo que assumiu o cargo havia ainda o grande desejo de viabilizar a escola de tempo integral. Durante a cerimônia, uma mãe deu um depoimento sobre a felicidade em ter conseguido uma vaga e enfatizou que trabalhará tranquila por saber que sua filha estará segura, já que ela considera a escola também uma segunda “casa”.

A escola tem como objetivos garantir o desenvolvimento integral dos alunos, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico; ampliar a oferta de saberes, incluindo os campos das artes, cultura, esporte, lazer, mobilizando-os para melhoria do desempenho escolar, fortalecer a compreensão de que a escola é um espaço educador; fortalecer o conceito de tempo garantindo que o aluno permaneça um período maior na escola em aprendizagens significativas; promover por meio da Educação em Tempo Integral a articulação de pessoas, tempo e espaços, apoiando-se na articulação de políticas públicas.

As disciplinas ministradas na escola serão Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Geografia, História, Ensino Religioso, Ciências da Natureza e Matemática. No contra turno, as oficinas curriculares serão as seguintes: Inglês – imersão na língua falada, Arte – Múltiplas Linguagens – teatro, música e artes plásticas, atividades de linguagens e matemática, atividades tecnológicas e científicas e projetos especiais. A merenda oferecida será composta de desjejum, lanche, almoço e lanche da tarde.

A escola funcionará em prédio localizado na Rua Sorocaba, 936, Bairro Cruz das Almas e atenderá alunos do Ensino Fundamental I – 1º a 5º Ano e Educação Infantil – 1ª e 2ª fases (4 e 5 anos), no período das 7h até às 17h, sendo que a retirada dos alunos estará liberada a partir das 16h30.