10/04/2024
HomeSaúdeItu está entre as 13 cidades paulistas a usar o plasma sanguíneo no combate à Covid

Graças ao seu desempenho na luta contra a pandemia e aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração de um protocolo de intenções, a cidade de Itu está no seleto grupo de 13 municípios paulistas que passam a contar com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus. Esse importante aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan e, por meio de um programa do Governo do Estado, começa a ser testado em unidades de saúde de São Paulo.

Itu já recebeu nesta semana cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC) que estão estocadas no banco de Sangue da Santa Casa e passarão a ser utilizadas no auxílio da recuperação de pacientes internados com Covid-19. “A participação de Itu neste convênio, dada após a seleção de nosso município por atender todos os requisitos exigidos no protocolo, agrega mais uma esperança para acelerar a superação da cidade frente à pandemia”, comenta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.