Widget Image
Secretarias
04/08/2021
HomePlanejamentoItu é a primeira cidade do Brasil a ter endereços digitais em 100% do território

Itu é a primeira cidade do Brasil a ter endereços digitais em 100% do território

Como parte da ação Rotas Rurais, Governo do Estado de São Paulo entrega endereçamento digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos rurais do município

Itu é pioneira no programa de endereçamento digital do Brasil e, hoje (11), o Governo do Estado de São Paulo entregou o código de endereço digital a 1285 propriedades e estabelecimentos rurais no município. Iniciativa inédita na América Latina, o programa Rotas Rurais é fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo e o Google: o Plus Codes converte latitude e longitude fornecidas por satélites, gerando códigos curtos e simples, bem semelhantes aos códigos postais que podem ser inseridos diretamente no Google Maps. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em conjunto com as Secretarias Municipais de Planejamento, de Segurança e de Turismo, visa mapear os endereços e estradas rurais espalhadas no interior paulista. Em Itu, dos 1285 endereços digitais 63% estão ligados a atividades agropecuárias, 31% a lazer e turismo e 6% a indústria e comércio, o que demonstra que o projeto não beneficiará apenas o agronegócio, mas também outras atividades.

Representantes da Chácara do Rosário, da Fazenda do Chocolate, da Fazenda Limoeiro, da Granja Ianni, da Granja Kumano e do Parque Maeda estiveram presentes no evento, onde receberam o seu código de localização das mãos do secretário estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Gustavo Junqueira, da secretária Executiva de Agricultura e Abastecimento de SP, Gabriela Chiste, da chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Juliana Ogawa, do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola e do presidente da Câmara dos Vereadores de Itu, Thiago Gonçales.

Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, destacou a importância do projeto na área de Segurança Pública. “Os policiais precisam chegar nos locais onde as pessoas os acionarem. Ou seja, precisam do endereço. Nas áreas urbanas isso é mais fácil, mas nas áreas rurais é mais complicado”, disse. Com o Rotas Rurais um código vai permitir que os policiais cheguem naquele endereço com uma rota preestabelecida para cumprirem sua missão: proteger pessoas e preservar patrimônios. “Existia uma dificuldade para localizar essas propriedades rurais e é exatamente isso que o Projeto Rotas Rurais está proporcionando para nossa cidade. A tecnologia certamente beneficiará os produtores rurais bem como fomentará ainda mais o turismo e o desenvolvimento da cidade como um todo”, afirmou o prefeito, Guilherme Gazzola.