HomeEducaçãoItu bate metas do PNE sobre ensino integral

Itu bate metas do PNE sobre ensino integral

Imagem mostra em gráficos os índices do ensino integral em Itu

Com o ensino integral os índices alcançados na cidade superam ainda os índices paulista e nacional no Fundamental

Com a implantação da Rede Saber, que instituiu o ensino em tempo integral na educação municipal de Itu, a cidade já ultrapassa a meta estipulada pelo PNE (Plano Nacional de Educação) do Ministério da Educação, prevista somente para o ano que vem. Enquanto a projeção federal determina 50% de unidades integrais para 2024, Itu já celebra 50,79%, ficando acima dos percentuais alcançados no Estado de São Paulo e no Brasil, respectivamente, 37,5% e 22,4%.

O impacto desses números é ainda mais evidente quando é observado o percentual de alunos em ensino de tempo integral. De acordo com o PNE para 2024, o percentual esperado é de 25%, sendo que Itu já apresenta 41% de estudantes nesta condição na Rede Pública Municipal no Ensino Fundamental. Neste mesmo recorte, São Paulo apresenta 19,1% e o Brasil tem 14,1%. Os dados tomam por base informações divulgadas nesta quinta-feira (23/11) no evento Semear, promovido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), para a discussão da Escola Integral.

O secretário municipal de Educação, Plinio Bernardi Júnior, relembra que a criação da Rede Saber vem do início da primeira gestão do atual governo municipal, em 2017, e prospecta que “até 31 de dezembro de 2024, esses números serão, praticamente, o dobro em Itu”.

“A primeira grande dificuldade, que era começar a transformar nossas escolas regulares, ou seja, de períodos parciais em integrais, já está sendo superada desde que esta gestão criou a Rede Saber em 2017. O desafio seguinte, que encaramos desde 2018, foi o de expandir esse modelo para as localidades mais carentes, porque não basta abrir vagas, mas atender as pessoas e bairros que mais precisam. É importante defender a continuidade desse projeto para que Itu tenha 100% de suas crianças em escolas de tempo integral dentro dos próximos 10 anos”, declarou.

Saiba mais sobre como a Rede Saber vem chamando a atenção de  profissionais da área da Educação de cidades circunvizinhas a Itu, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/secretarios-de-educacao-de-cidades-do-interior-conhecem-a-rede-saber/