08/04/2024
HomeMeio AmbienteIniciativa ambiental inovadora é reconhecida pelo Programa Município Verde Azul

Iniciativa ambiental inovadora é reconhecida pelo Programa Município Verde Azul

Ação para Gestão de Resíduos Sólidos, que reaproveita vasos de flores, foi destaque em Seminário

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos reutiliza os vasos de flores secas e murchas depositados nos túmulos do Cemitério Municipal e que seriam jogados no lixo desde o ano de 2017. Esta iniciativa ambiental inovadora foi apresentada nesta sexta-feira (15/06) durante Seminário do Programa Município Verde Azul (PMVA), na cidade de São Paulo (SP) onde foi reconhecida e certificada como destaque para a Gestão de Resíduos Sólidos. No total, dez cidades foram selecionadas para apresentar iniciativas no evento, que foi transmitido online para 645 cidades do Estado. Estiveram presentes a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, Valéria Rusticci e interlocutora do PMVA – representando a secretária da pasta, Verônica Sabatino e a educadora ambiental e suplente do PMVA, Lívia Arruda.

Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. “Esta é mais uma ação que proporciona reconhecimento à nossa cidade no quesito ‘Resíduos Sólidos’, tópico que está entre as 10 diretivas do PMVA. Em média 140 vasos são recolhidos por mês”, comenta Valéria. “É realizado então todo aproveitamento do material que seria descartado, pois as flores e terra (substrato) vão para a compostagem que, assim como os vasos são aproveitados, após higienização, para a produção de mudas ornamentais, árvores nativas e também nas aulas e oficinas de educação ambiental”, esclarece.

Além de Resíduos Sólidos (RS), o PMVA conta com ações propostas das diretivas Gestão das Águas (GA), Cidade Sustentável (CS), Esgoto Tratado (ET),  Biodiversidade (BIO), Arborização Urbana (AU), Educação Ambiental (EA), Estrutura Ambiental (EAM) e  Conselho Ambiental (CA). Em 2020, Itu se destacou alcançando o 6º lugar no Ranking dentre os 645 municípios do Estado.