HomeGovernoGovernador confirma vinda de polo tecnológico para Itu

Governador confirma vinda de polo tecnológico para Itu

O anúncio ocorreu em solenidade comemorativa aos 412 anos de Itu, prestigiada por autoridades estaduais e federais

Na manhã desta quarta-feira (02/02), aniversário de Itu, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, confirmou a vinda do polo industrial e tecnológico da cidade, que começará a ser implantando ainda neste ano numa área de um milhão de metros quadrados na região do Pirapitingui. O anúncio ocorreu na solenidade alusiva aos 412 anos de Itu, realizada pelo prefeito Guilherme Gazzola no ginásio do Centro Esportivo e de Lazer do bairro Cidade Nova.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades estaduais e federais, dentre elas o secretário de Estado de Habitação, Flávio Amary, o deputado estadual Rogério Nogueira, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, o deputado estadual Jorge Wilson, o deputado federal Márcio Alvino e o deputado federal Vitor Lippi, que fizeram o uso da palavra, todos destacando o empenho do governo estadual na liberação de recursos para os municípios paulistas e elogiando o trabalho desenvolvido pelo prefeito Guilherme Gazzola em Itu.

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o deputado estadual André do Prado, a deputada estadual Damaris Moura, o presidente do InvestSP Gustavo Junqueira, o diretor regional do Escritório de Desenvolvimento, Márcio Tomazela, o diretor da AGEM Sorocaba, Anselmo Neto, o coordenador de Apoio aos Municípios, Clodoaldo Pacce Filho e o presidente do Banco Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski.

A solenidade contou ainda com o vice-prefeito Luciano Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Manoel Monteiro Gomes, os prefeitos Laerte Sonsin (Salto) e Péricles “Kéke” Gonçalves (Capela do Alto), a diretora do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, Kelly Schettini, o comandante do 50º BPM de Itu, tenente coronel Emerson Luciano de Almeida Drague, o delegado seccional da Polícia Civil da região de Sorocaba, Mauro Guimarães Soares e a delegada titular de Itu, Márcia Pereira Cruz, além de outras autoridades regionais, vereadores, secretários e diretores municipais.

Em seu discurso, o governador João Doria ressaltou que, após uma espera de 15 anos, o polo industrial e tecnológico de Itu está sendo finalmente implantando na gestão de Guilherme Gazzola. De acordo com João, o polo será criado em área da Prefeitura (doada pelo Estado) e contará com investimentos do governo, por meio do InvestSP, e do setor privado. A previsão é a de que, após um ano de funcionamento, o polo já esteja empregando entre 2 mil até 2,5 mil de pessoas, em sua maioria jovens. O polo será um catalizador de empregos, um importante celeiro de start-ups e de criação para novas tecnologias, conectando Itu com o restante do Brasil e do mundo.

O governador também aproveitou o momento festivo do aniversário da cidade para inaugurar a revitalização da quadra do ginásio que recebeu o evento, assim como confirmou a liberação de R$ 700 mil para uma nova pista de atletismo no mesmo centro de esportes. João também liberou R$ 1,5 milhão para obras de pavimentação pelo Programa Nossa Rua e citou duas importantes melhorias viárias para Itu, sendo elas a pavimentação de 17 km da estrada do Taperinha (com investimento de R$ 15 milhões) e obras de infraestrutura na casa de R$ 32 milhões para a estrada do Pinheirinho.

O desempenho positivo de Itu no combate à pandemia e nos números da vacinação foram exaltados por João Doria, que parabenizou os moradores da cidade pela data comemorativa e encerrou o seu discurso afirmando que o Estado de São Paulo “não é a terra da Cloroquina, é a terra da vacina”.

O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu a presença do governador, focando na grandeza do polo industrial e tecnológico de Itu, ressaltando a sua logística e vocação para se firmar como a maior frente de desenvolvimento da história da cidade. Além de todas as realizações já citadas, Guilherme mencionou diversas outras obras previstas para Itu com aporte do governo estadual, como a construção de 83 unidades habitacionais, a reforma de 16 escolas municipais e cinco creches, a construção de uma nova escola estadual e ainda a liberação de R$ 70 milhões para a barragem do Piraí, que favorecerá também os municípios de Salto, Indaiatuba e Cabreúva.