10/04/2024
HomeNotíciasFundadora do Movimento Focolares é homenageada em Itu com nome de ciclovia

Fundadora do Movimento Focolares é homenageada em Itu com nome de ciclovia

Imagem colorida mostra autoridades e participantes da solenidade, na Praça dos Saltenses, realizando o plantio de 3 mudas nativas.

Na manhã do último sábado (11/02), o prefeito Guilherme Gazzola esteve acompanhando a cerimônia que marcou a denominação da Ciclovia “Chiara Lubich”, no trecho Itu/Salto, tendo início na Praça Gaspar Ricardo até a divisa com o município vizinho. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância do centenário de nascimento da fundadora do Movimento Focolares, celebrado em 2020: “ela foi um grande exemplo de renúncia, exemplo de vida. Essa ciclovia é uma singela forma de manter ainda mais viva a memória da Chiara”.

Presente também na solenidade, o ex-prefeito de Itu Sérgio Prévidi, representante do Movimento Focolares na cidade, agradeceu a homenagem e relembrou a importância de Chiara Lubich. Na oportunidade, Prévidi presenteou o prefeito Guilherme e a vereadora Celia Rocha, autora da lei que denominou a ciclovia, com um livro sobre a trajetória da homenageada.

Também acompanharam a cerimônia, o secretário municipal de Obras de Itu, Eduardo Alves e o secretário de Turismo de Salto, Wanderley Rigolin, representando o prefeito saltense, Laerte Sonsin. Após a cerimônia, na Praça dos Saltenses, ocorreu o plantio simbólico de três mudas nativas em homenagem a fundadora do Movimento Focolares.

Esta obra é mais uma ciclovia inaugurada em Itu.

Chiara LubichNascida em 22 de janeiro de 1920, na província de Trento na Itália, a religiosa Chiara adotou Deus como ideal de sua vida e fundou o movimento católico Focolares, que ultrapassou as fronteiras da Igreja, alcançando até os não crentes e trazendo contribuições para a cultura em todo o mundo. Após uma trajetória de união ao próximo, caridade e respeito entre os diferentes, Chiara faleceu em 14 de março de 2008, na comuna italiana de Rocca di Papa, próxima de Roma.