09/04/2024
HomeEsportesEvento de Conscientização do Autismo é realizado em Itu

Evento de Conscientização do Autismo é realizado em Itu

Imagem mostra uma mãe com uma criança no colo, observando bolhas de sabão em evento de Conscientização do Autismo.

O Autismo em Movimento reuniu crianças e seus responsáveis para uma manhã com diversas atividades

Para encerrar a programação da Semana Mundial de Conscientização do Autismo, foi realizado na manhã do último sábado (06/04), o “Autismo em Movimento”, um evento que visa garantir a inclusão e a integração social de crianças autistas, através de brincadeiras e atividades sociais. O evento foi realizado nas dependências do Sesi, e contou com a participação de mais de 100 crianças e seus responsáveis.

“Que esta semana não seja só mais uma lembrança passageira, mas sim o início de algo duradouro. Vamos seguir cultivando um ambiente de entendimento, respeito e amor, onde cada pessoa seja valorizada por sua singularidade”, destacou o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

Durante esta semana, foram realizadas uma série de atividades significativas, todas voltadas para promover a inclusão e sensibilizar a população sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre elas: Karaokê e cine pipoca, atividade lúdica pelos alunos de Enfermagem do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Oficina Cuidar de Quem Cuida, Oficina Mãos que Tecem, Roda de Conversa “Cuidar de Quem Cuida” e diversas outras.

Através de ações como esta, é possível garantir espaços para que crianças com autismo tenham a segurança e a liberdade para explorar o mundo. Em meio a toda esta alegria, Ivani Rodrigues Moro, mãe do primeiro paciente assistido pelo Núcleo de Atendimento Municipal ao Autista, Miguel Moro, agradeceu pelo atendimento que o filho tem: “Eu só tenho gratidão, no convênio eu ouvi que eles já tinham feito de tudo pelo meu filho, e foi quando me ligaram do Núcleo, eu fiquei com receio, mas foi a melhor decisão que poderia ter feito. Meu filho está se desenvolvendo!”, finalizou.

Confira notícias semelhantes sobre o tema “Conscientização do Autismo”, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/nape-realiza-1o-encontro-de-acolhimento-para-autistas-e-familiares/