14/04/2024
HomeCulturaEntrega da Medalha Ermelindo Maffei encerra Semana da Cultura

Entrega da Medalha Ermelindo Maffei encerra Semana da Cultura

Medalha da Solidariedade foi entregue aos Doadores de Alegria

A sessão solene da entrega da Medalha da Solidariedade encerrou, na última sexta-feira (25/11), a Semana da Cultura realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu. A cerimônia, organizada pela Academia Ituana de Letras (Acadil) aconteceu no Auditório Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu e contou com a presença de mais de 50 pessoas.

A Medalha da Solidariedade foi entregue aos Doadores de Alegria e é destinada a pessoa ou instituição ituana que tenha se destacado exemplar na atuação em serviços prestados a seus semelhantes e ao povo de Itu, com especial reconhecimento no setor sócio-cultural. A medalha leva o nome de Maffei por ter sido um dos fundadores da Acadil, no ano de 1992 e hoje, patrono da Cadeira de nº 32.

Na ocasião também ocorreu a premiação do terceiro Concurso Literário “Convenção de Itu”, instituído pela Acadil, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o importantíssimo fato histórico nacional pró-República, realizado no município em 18 de abril de 1873. Para esta edição foram recebidos nove trabalhos dos alunos da Escola Professor Rogério Lázaro Toccheton.

Os alunos premiados foram em primeiro lugar João Pedro Campos Martins da Silva, segundo Michael Anderson Dias da Silva e em terceiro Thamyres Gianini de Oliveira. As menções honrosas foram para Ana Carolina Carneiro Gamalier e Ana Cristina Nogueira.

A secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz, compareceu ao evento, assim como os membros da Acadil, alunos, professores, coordenadores da escola e convidados.

O evento integrou a Semana da Cultura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, da Academia Ituana de Letras, da Unei (União Negra Ituana) e da Corporação Musical União dos Artistas.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu