15/05/2024
HomeCulturaDia da Cultura e da Paz é comemorado com ato ecumênico em Itu

Dia da Cultura e da Paz é comemorado com ato ecumênico em Itu

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, realizará evento em comemoração ao Dia da Cultura e da Paz. O culto ecumênico será no dia 30 de julho de 2023, no Marco Zero, em frente à Igreja Bom Jesus, a partir das 9h. A programação conta com atividades artísticas e culturais.

Estarão presentes autoridades que representam a diversidade étnico-racial, religiosa e cultural, alinhadas com a perspectiva da Cultura e da Paz, promovendo o respeito às relações do mundo.

A celebração é motivada pela proximidade com a data de 25 de julho, que foi instituído como Dia da Cultura e da Paz através do Pacto Internacional Roerich ou Pacto da Paz, em 1935 nos Estados Unidos, prevendo a proteção de todas as instituições artísticas, científicas e monumentos históricos.

Também previsto no Projeto de Lei nº 5743 de 2013 e na Lei Municipal nº 94 de 28 de agosto de 2021, o dia é representado pelo símbolo da Bandeira pela Paz, criada por Nicholas K. Roerich.  A data possui o objetivo de sustentar a tríade da tolerância, do amor e do perdão, representando a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões, dentro da cultura.

• Confira a programação:

09h – Banda União

10h – Cerimonial com o Prefeito Guilherme Gazzola e autoridades.
Com presença das representatividades:

Representando os Povos Indígenas – Etnia Tupi Guarani – Grupo Indígena Awapeteinju através da representante – Ronildo Marcolino

Representando as Matrizes Africanas – (UNEI) União Negra Ituana, através da representante Rosália Maria Rodrigues Campos

Representando as Matrizes Africanas Candomblé – Iyalorixa Nanci de Oxun – Mãe Nanci

Representando as Matrizes Africanas Umbanda – Mãe Helena e Mãe Deth

Representando o poder legislativo e a Comunidade Judaica – Ricardo Giordani

Representando a Comunidade Judaica – Márcio Pitliuk

Representando religião/comunidade Católica – Diácono Estevão Scalet – representando Padre Francisco

Representando a religião/ comunidade budista – (BSGI) Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – através da representante Sra Monica Kimura

Representando Comunidade LGBTQIAPN+ – mulher trans e professora de Ciências Humanas na rede pública do Estado – Juliana Scarso

Representando Comunidade/Escola de Samba Vale do Sol – Marta Rosa do Nascimento

Representando Comunidade Oriental – ACENDI – Associação Cultural Esportiva Nikkey Itu, através dos representantes Gilberto Mitsuomi Kunitake e Isabel Yumi Kunitake.

Representando Comunidade Artística – Guilherme Kramer.

– O secretário de esportes Gilmar Pereira e o Prefeito Guilherme Gazzola farão a entrega de certificados para os alunos de capoeira que participaram do Campeonato de Capoeira SESC de Sorocaba.

– Agradecimento aos professores:
Samuel Bruno da Silva Senhorinho – Prof Pancinha
Mestra Ciça.
Contra mestre Lampião.
Instrutor Russo.

AGRADECIMENTOS
*Leiliane e André do Sincronário da Paz – Instituto Lei do Tempo – que nos enviou a Bandeira da Paz
*Leni da Silva Guilherme – Intérprete de libras

10h20 – Início das apresentações artísticas:
– Grupo Indígena Awapeteinju – Cântico Tupi Guarani
– UNEI – União Negra Ituana – Kosi Si Kelê (usado como hino de Libertação dos negros na África do Sul)
– UNEI – União Negra Ituana – Canto das 3 raças