Neste sábado (08/06), quando será realizado o dia “D” de divulgação e mobilização nacional como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. A campanha é destinada a crianças menores de cinco anos de idade
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivos reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus (que causa a poliomielite) no Brasil, aumentar os índices de coberturas vacinais, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 e 3 que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.