27/04/2024
HomeNotíciasDesfile Cívico de 7 de Setembro encerra Semana da Pátria em Itu

Desfile Cívico de 7 de Setembro encerra Semana da Pátria em Itu

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto a secretários e vereadores em palanque assistindo ao tradicional desfile de 7 de Setembro.

Centenas de pessoas prestigiaram o Desfile Cívico de 7 de Setembro realizado na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes

A Semana da Pátria teve o seu encerramento realizado na última quinta-feira, 7 de Setembro, com o hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel) e posterior Desfile Cívico, realizado de forma tradicional na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes (Marginal). Entre as autoridades presentes, destaca-se a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, do coronel Henrique César Loyola Santos, comandante do 2ª Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), do presidente da Câmara Municipal, Normino José de Oliveira, além de secretários municipais e vereadores. “A Semana da Pátria e o Desfile Cívico marcam comemorações importantes para o nosso país. Honrar a nossa bandeira com respeito, liberdade e comprometimento é um sentimento valioso”, ressaltou Gazzola.O Desfile Cívico deste ano, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos em parceria com demais pastas da Prefeitura de Itu, teve a sua abertura realizada pela Banda Oficial do 2ª GAC e o contingente do Regimento Deodoro, que apresentou seus veículos militares e materiais bélicos. Na seqüência, os presentes puderam assistir o desfile do batalhão da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Associação da Guarda Mirim.O bloco seguinte foi composto pelos alunos, professores e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itu, que apresentou a sua fanfarra e cartazes com dizeres incentivando o respeito, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência. Os atletas da Secretaria Municipal de Esportes desfilaram na sequência, ressaltando as modalidades oferecidas gratuitamente e acompanhados das equipes de triathlon, Ituano Futsal Down e Ituano Basquete.O Grupo da Melhor Idade de Itu desfilou em seguida sempre com muita alegria, apresentando todas as atividades realizadas no local e exibindo as medalhas conquistadas nos últimos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Na sequência, a E.E. “Francisco Nardy Filho” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas e batalhão composto por alunos, professores e funcionários.Logo em seguida, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o seu tão esperado desfile, que este ano veio incentivar a leitura destacando títulos literários infantis com os alunos caracterizados como personagens. Mais de mil pessoas, entre estudantes, professores, monitores e diretores, participaram deste bloco. O Colégio Anglo Cidade de Itu desfilou em seguida destacando a sua tradicional fanfarra, o grupo “Abadá Capoeira” – que possui parceria com o Colégio para incentivar a prática entre os alunos – e grande contingente de estudantes, professores e funcionários. Após o Anglo, a equipe do Capivara Novaes Airsoft fez o seu desfile e, na sequência, a E.E. “Regente Feijó” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas, blocos de alunos e professores, que carregaram as bandeiras dos estados brasileiros. Desfilaram ainda o Grupo Escoteiro “Utu-Guaçu”, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Clube dos Desbravadores, o Clube de Fuscas de Itu, a frota do CRECISP e um grupo de amigos ciclistas. que iniciou as suas atividades na pandemia e ainda perdura.

Para encerrar o evento, as últimas atrações a desfilarem foram a Banda Marcial de Itu, com suas clássicas apresentações musicais e de dança, a equipe de Zeladoria Urbana Municipal, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e Itu, a Polícia Militar e, por fim, a Associação dos Romeiros de Itu.

Confira toda a programação ocorrida na Semana da Pátria realizada em Itu, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/bandeira-nacional-e-hasteada-dando-inicio-a-semana-da-patria/