HomeCulturaConcurso fotográfico “Oswaldo Tozzi” está com inscrições abertas

Concurso fotográfico “Oswaldo Tozzi” está com inscrições abertas

A partir desta quarta-feira (01º) estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico “Oswaldo Tozzi” que tem como tema “Taipa, tijolos e telhas – o barro que o povo de Ytu usou para construir sua cidade”. O objetivo do concurso é estimular os participantes a desenvolverem trabalhos fotográficos, explorando a originalidade, criatividade e coerência com o tema proposto.
As inscrições, que não têm restrição de idade, seguem até o dia 27 de novembro, e devem ser realizadas pelo site www.itu.sp.gov.br/inscricoes no link concurso fotográfico Oswaldo Tozzi, onde também pode ser consultado o regulamento.
Cada participante pode enviar no máximo três fotos que serão selecionadas e premiadas por uma comissão julgadora, composta por uma curadoria convidada especificamente para este concurso. Do total das fotos recebidas serão escolhidas as vinte melhores que irão participar de uma exposição e, os três melhores trabalhos serão declarados vencedores do concurso, obedecida a ordem de classificação entre primeiro, segundo e terceiro colocados, de acordo com o resultado final da avaliação.
A seleção dos vencedores ocorre no dia 30 de novembro e a exposição das fotos ocorre entre os dias 04 e 15 de dezembro.

Tema
Os mais de 400 anos de história de Itu estão presentes no cotidiano do cidadão materializados em casas, sobrados, fazendas e igrejas. Da taipa inicial aos blocos cerâmicos atuais, as diversas gerações construíram esse legado a partir da mais simples matéria prima, o barro.
O tema visa estimular os fotógrafos a revelar suas memórias, registrando pessoas, patrimônios e objetos arquitetônicos da cidade de Itu, fortalecendo o conceito de “patrimônio afetivo” e que remetam ao proposto.

Oswaldo Tozzi
Nascido em Itu em 23 de janeiro de 1915, Oswaldo Walter Tozzi foi um dos fundadores da Associação Atlética Ituana e vereador suplente de Galileu Bicudo na Câmara de Vereadores de Itu. Também foi correspondente em Itu do jornal Diário de São Paulo e, como fotógrafo, deixou sua marca no Cine Foto Clube Itu. Oswaldo Tozzi, como era conhecido, faleceu no dia 31 de dezembro de 1997. Em sua homenagem foi criado por meio da lei nº 4198, de 12 de junho de 1998, o concurso fotográfico “Oswaldo Tozzi”, que tem como tema a cidade de Itu.