27/03/2024
HomeCISCompanhia Ituana de Saneamento instala quatro novos filtros na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande

Cada equipamento tem capacidade para tratar até 150 litros de água por segundo e melhoram distribuição de água para mais de 120 mil munícipes

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento inaugurou no dia 02 de fevereiro quatro novos filtros na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Cada equipamento tem capacidade para filtrar até 150 litros de água por segundo. O investimento feito foi de R$ 5,45 milhões.

“Esse é um trabalho muito árduo. Não teve um único dia, nesses cinco anos de criação da CIS, que não tivéssemos uma obra em execução. Em nenhum momento desses cinco anos teve um dia que não houvesse uma obra de médio ou grande porte sendo feita”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola. “Testes passaram. A pior seca dos últimos cem anos foi um deles e nos saímos bem. Saímos do racionamento, mas algumas cidades da região ainda estão nessa situação. Chegamos a um patamar e agora caminhamos para o bom, para o ótimo”, concluiu Guilherme.

De acordo com o Superintendente da CIS, Reginaldo Santos, A ETA Rancho Grande estava no limite de suas operações, tratando até 600 litros de água por segundo. A instauração dos novos filtros permitirá melhor distribuição do processo de tratamento de água, com melhorias na qualidade e também redução de perdas. “A construção de mais quatro equipamentos permite aumentar a capacidade de tratamento de água de 600 para 900 litros por segundo. Contudo, antes de ampliar a vazão de tratamento da ETA, são necessários pequenos ajustes dentro da estação e também nas captações de água bruta”, explica.

Santos ainda pontua que ao otimizar a capacidade da ETA Rancho Grande, a CIS terá respaldo para enviar mais água tratada para os reservatórios de Itu em menor tempo.  “Atualmente, a ETA Rancho Grande é responsável pelo abastecimento de 80% da região central de Itu. Mais de 120 mil munícipes em cerca de 90 bairros serão beneficiados com esta obra”, destaca.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Luciano Ribeiro, os deputados estaduais Maria Lucia Amary, André do Prado e Rogério Nogueira e o deputado federal Márcio Alvino. O prefeito de Salto, Laerte Sonsin, além de vereadores ituanos, representados pelo presidente da casa, Manoel Monteiro Gomes, e Carlos Lothar representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido também marcaram presença na cerimônia.

Projetos Futuros
A inauguração dos novos filtros na ETA Rancho Grande marca a primeira etapa de um projeto de ampliação que ainda contempla a construção de um novo reservatório de água, com capacidade para três milhões de litros; novos decantadores e reforma total do atual sistema de tratamento. Será instalada uma nova entrada da água bruta que vem de seis mananciais: Mombaça, Pau D´Alho, Braiaiá, São José, Fubaleiro e Gomes. Está igualmente prevista a reforma do sistema de reaproveitamento de água de lavagem de decantadores e filtros, para redução de perdas.