Widget Image
Secretarias
06/04/2024
HomeCulturaCineclube exibe o documentário “Vento na Fronteira” no Cila

Cineclube exibe o documentário “Vento na Fronteira” no Cila

Imagem mostra a fachada do CILA, local onde ocorrerá o Cineclube.

O Cineclube filme traz um tema muito atual nos dias de hoje, a importância da demarcação de terras indígenas

O Cineclube de Itu, em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, exibirá nesta sexta-feira (28/07), às 19h, no Cila (Centro Ituano de Letras e Artes), o documentário “Vento na Fronteira”. Com exibição gratuita, o filme dirigido por Marina Weiss e Laura Fareman recebeu prêmios em vários festivais, sendo elegível para o Oscar de Melhor Documentário. No local, haverá uma roda de conversa após a exibição.

O documentário “Vento na Fronteira” tem classificação indicativa de 12 anos, e foi filmado na fronteira do Brasil e Paraguai, ponto central do agronegócio brasileiro. O filme documenta o conflito entre uma professora indígena que luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto desta disputa, está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com a bancada ruralista. O filme mostra a resistência indígena contra as perdas de direitos constitucionais já adquiridos pela comunidade.

Cineclube de ItuO Cineclube de Itu é um coletivo independente que atua na cultura audiovisual com exibições de filmes de forma gratuita para o público, contando com o apoio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, que disponibiliza local e equipamentos para as exibições.