21/03/2024
HomeCulturaCEL oferece atividades gratuitas para toda população

CEL oferece atividades gratuitas para toda população

O intuito é proporcionar para população em geral experiências em diversas artes integradas em um só lugar

O CEL (Centro de Experimentação em Linguagens), localizado no Jardim Vitória, está oferecendo atividades gratuitas em diversas linguagens artísticas, com possibilidade de combinações e integrações entre elas. O objetivo é despertar o protagonismo nos alunos da rede municipal de ensino, nos moradores do entorno e nos cidadãos em geral, contribuindo para a formação integral entre corpo e mente. Por meio das ações oferecidas no CEL, as  crianças estão interagindo e conhecendo as artes e professores, aprendendo a se expressarem pelas cores, papeis, formas, desenhos, materializando suas experiências e sentimentos.

Toda população está convidada a participar dessas novas experiências de arte e, para isso, as inscrições podem ser feitas no momento das oficinas mediante apresentação de RG e comprovante de residência. Todas as quintas-feiras, das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h às 16h, para idade mínima de 06 anos, são oferecidas atividades que envolvem desenho, estêncil, frottage, grattage, isogravura, artes visuais, cianotipia, colagem, animação, aquarela entre outras artes integradas. Já as crianças a partir dos 08 anos, podem participar das oficinas de teatro, canto e dança, que ocorrem nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. No local também são oferecidas atividades esporádicas, todas gratuitas.

Alguns dos encontros ocorrem na “Pracinha da Cultura”, ou seja, o teatro local, com experimentações de arte dramática, confecção de bonecos, musicalização, dança, canto e cinema. A biblioteca, que ganhou uma nova configuração e está mais atrativa e acolhedora, oferece contação de histórias, auxílio no dever de casa, além de literatura e poesia conectadas com as outras linguagens trabalhadas no equipamento, colaborando com a formação e aprendizado dos frequentadores do local.

O telecentro também é utilizado como sala de Arte e Tecnologia, alinhado aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular, que visa a formação da  competência cinco do componente curricular que é a Cultura Digital. Esse espaço é utilizado de forma lúdica e didática junto aos alunos, para que, principalmente os mais jovens, tenham o interesse pela área e vejam o quanto a tecnologia pode colaborar com a sua formação escolar e pessoal, por meio de criações artísticas, resoluções de  problemas, produção de conhecimentos entre muitas outras possibilidades.

Para quem quiser participar das atividades oferecidas gratuitamente, o CEL (Centro de Experimentação e Cultura) fica na Rua Treze de Outubro, s/n, Jardim Vitória.