06/04/2024
HomeMeio AmbienteCEA Villa é reaberto após completa revitalização

CEA Villa é reaberto após completa revitalização

O espaço ganhou um Quarteirão das Crianças e desemparedamento, tornando-se mais convidativo e acessível

O CEA (Centro de Educação Ambiental) “Miguel Lorente Villa”, localizado no bairro Presidente Médici, foi reentregue à população nesta sexta-feira (02/02) como parte da agenda comemorativa aos 414 anos de Itu. O espaço passou por completa revitalização, tornando-se mais acessível aos munícipes e ganhando novos atrativos.

O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu aos presentes e à equipe da Prefeitura que, enfatizou, tem capacidade de recriar espaços, reconsiderar as formas de pensar a cidade. Afirmou que o CEA Villa também se tornou a representação do que a atual administração municipal imagina como cidade. Ele disse que um espaço sem muros é ousado e ressaltou que a ousadia é característica desse governo municipal.

O chefe do Executivo ituano falou que com esse novo formato, sem alambrados, o CEA Villa foi finalmente descoberto por muitas pessoas. Afirmou que é prazeroso iniciar o dia dessa maneira e que está muito satisfeito, tranquilo, já saudoso no último ano de seu segundo mandato, mas com a noção absoluta de dever cumprido. Citou a frase do escritor Nelson Rodrigues “Aprendi a ser o máximo possível de mim mesmo” para definir o referido sentimento e comentou que assim continuará a fazer no seu caminhar.

Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Giordani, os vereadores Célia Rocha, Luisinho Silveira e Marcos Moraes, a secretária municipal de Justiça, que também responde pela pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Teresa Leis Di Ciero Oliviero, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos e coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, Gilmar Pereira, o subprefeito regional da Zona Leste, Marcio Milano, entre outros secretários e diretores municipais, Maria Teresa Sampaio Villa e Tania Maria Villa Pavani, respectivamente filha e neta do homenageado, e moradores do bairro.

Maria Teresa destacou que a visão de desenvolvimento de espaço público democrático que o prefeito Guilherme Gazzola tem revitalizou o CEA Villa da forma como está hoje, sem muros. Ela agradeceu à equipe da Secretaria de Meio Ambiente e ao subprefeito regional da Zona Leste, Marcio Milano, que se dedicaram para que aquele espaço chegasse a um formato agradável, um espaço de lazer, entretenimento e cultura aberto, com nova iluminação, que proporciona o sentimento de pertencimento e, assim, faz com que nos tornemos responsáveis por ele.

E finalizou o discurso citando as palavras do indígena Casé Tupinambá, que nos faz pensar um pouco sobre o exercício da cidadania. “O céu é dos pássaros, o mar é dos peixes e a terra é das pessoas. Os territórios socioculturais são sagrados, têm que ser respeitados e honrados como tal; não é propriedade privada, não tem dono, território é onde há pertencimento, comunidade”.

Durante a solenidade, Berenice Braga, moradora do bairro prestou uma homenagem ao Pretinho, cachorro que vive no CEA Villa e que ganhou um lar personalizado no local. Ela agradeceu às autoridades pelo carinho e respeito com os animais e a todos os envolvidos nessa obra que, segundo ela, transformou o antigo parque em uma praça mais moderna, visando oferecer um local mais bonito e garantindo um lazer mais tranquilo.

Também houve a entrega da réplica da placa de reinauguração do CEA Villa à filha do homenageado.

Melhorias

Uma das melhorias de destaque foi a implantação do segundo Quarteirão das Crianças com parquinho, nos moldes do que foi realizado na Avenida Ernesto Fávero.

Além disso, visando facilitar o acesso da comunidade ao espaço público, houve o desemparedamento do parque, com a retirada total do alambrado.

As obras contemplaram ainda o levantamento de copas nas árvores, iluminação com lâmpadas LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço pet, reforma dos banheiros e academia ao ar livre.

O CEA Villa é um parque voltado para a educação de conceitos e práticas sustentáveis, possibilitando aos visitantes a vivência ações alternativas de reuso da água, geração de energia, cuidados com o solo e alimentação saudável.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o espaço oferece oficinas onde crianças, jovens, adultos e idosos podem participar, praticando e aprendendo sobre atividades sustentáveis e de preservação da natureza. No CEA Villa, os frequentadores podem usufruir ainda de auditório, bosque, trilha, horta, pomar, minhocário, área de compostagem e construção com bambu.