Widget Image
Secretarias
HomeNotíciasCarnaval em Itu reúne mais de 60 mil pessoas na Praça do Carmo

Carnaval em Itu reúne mais de 60 mil pessoas na Praça do Carmo

Imagem mostra a Banda Virada do Século no palco e os participantes do Carnaval em Itu acenando para a foto.

Com a temática Carnaval do Brasil, a folia em Itu fez uma homenagem à Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco

O Carnaval em Itu chegou ao fim e, em cinco dias de festa, mais de 60 mil pessoas passaram pela Praça do Carmo. Com o tema “Carnaval do Brasil”, a programação, oferecida pela Prefeitura de Itu, atendeu diversos públicos, desde crianças até adultos, prestando uma homenagem à diversidade cultural do Brasil com sucessos carnavalescos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O maior público registrado foi no domingo (11/02), quando mais de 12 mil foliões se reuniram para assistir mais uma apresentação da banda Virada do Século, que se destacou em todos os dias do evento, tocando às noites e também nas matinês.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola expressou sua satisfação pelo sucesso do evento, afirmando que o Carnaval superou todas as expectativas, tanto da organização, quanto do público. “É gratificante perceber que conseguimos proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas, onde adultos e crianças puderam se divertir juntos, sem nenhuma preocupação. Isso demonstra o nosso compromisso em promover, não só no carnaval, mas em todas as nossas realizações, eventos que sejam inclusivos e acessíveis para todos”, finalizou Guilherme.

A folia ituana teve início na quinta-feira (08/02) com a Banda União dos Artistas tocando marchinhas na Praça da Matriz e seguiu, de sexta-feira (09/02) até terça-feira (13/02), na Praça do Carmo com uma série de atrações. Além dos shows da Virada do Século, a programação contou com outras apresentações que mantiveram acesa a chama do Carnaval e embalaram o público, como a Bateria Invocada, a Escola de Samba Vale do Sol e o Bloco do R.

Houve ainda uma referência ao maior evento de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland Brasil, com a presença do Noise Jumpers. “Esse foi um diferencial que nós trouxemos já em 2023, depois da confirmação do retorno do festival internacional à nossa cidade, ampliando ainda mais a diversidade de atrações e de público, mostrando que é possível trazer vários estilos para uma única festa, o Carnaval”, comenta o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Cesar Benedito Calixto.

A festa teve a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, que garantiram a segurança do ambiente, não havendo registro de ocorrências relevantes durante o período de realização da festa, das 15h às 22h. “Nossa prioridade máxima foi garantir um ambiente seguro e confortável para todas as pessoas. Para isso, adotamos uma série de medidas preventivas e estratégias de segurança ao longo de todo o evento. Reforçamos a presença policial em pontos estratégicos e garantimos uma comunicação eficiente entre as equipes de segurança”, destacou o secretário municipal de Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva.