27/03/2024
HomeSegurançaCanil da GCM conquista 4º lugar no 1º Torneio de Cães de Polícia do Interior Paulista

O canil da Guarda Civil Municipal de Itu conquistou o 4º lugar no resultado geral do 1º Torneio de Cães de Polícia do Interior Paulista, que ocorreu paralelamente ao II Encontro do Interior de Guardas Municipais, realizado em Campinas, nos últimos dias 16 e 17. Itu garantiu ainda 3º e 8º lugares, respectivamente, nas modalidades Guarda e Proteção e Faro.
Durante o torneio entre os canis das Guardas Municipais do interior houve simulações de situações de risco, envolvendo a defesa pessoal e desafiando a habilidade e o foco dos cães no trabalho. Além das citadas, também foram disputadas as seguintes modalidades: imobilização táticas com cães e identificação de substâncias.
O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Domingues, parabenizou a equipe de GCMs responsável pelo canil. Destacou o empenho de todos os envolvidos, visando a segurança pública e que esses resultados revelam a qualidade do trabalho desenvolvido em Itu.
Participaram do Torneio 40 equipes de diversos municípios paulistas, entre eles, Campinas, Cabreúva, Indaiatuba, Itapevi, Nova Odessa, Sumaré, Monte Mor, Cajamar.
Como preparação para o 1º Torneio de Cães de Polícia do Interior Paulista, o adestrador e figurante em Schutzhund, Paulo Bitencourt, esteve em Itu para aprimorar ainda mais as ações de GCMs condutores e cães. Bitencourt possui conhecimento na área com cães, com formação na Sociedade Cães Pastores Alemães do Paraná, Canil Oliva – Exército Brasileiro, Canil Gralha Azul – Força Aérea Brasileira, além de cursos em São Paulo, Santa Catarina, Samaria – Rússia, Saratov – Rússia, Doha – Quatar, entre outros.