10/04/2024
HomeEmpregoCaged registra saldo positivo na geração de empregos em Itu

Caged registra saldo positivo na geração de empregos em Itu

Outro dado importante divulgado é o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI)

Segundo dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o município de Itu mantêm saldo positivo na geração de empregos. O levantamento mais recente se refere ao mês de junho e demonstra 252 novas vagas somente neste período. Houve, segundo os registros do mês, 2.483 pessoas contratações com carteira assinada sobre 2.231 desligamentos no mesmo mês.
O Caged indica ainda um aumento expressivo no setor de serviços, além da indústria e do comércio. De janeiro de 2021 a junho de 2022, Itu registrou um saldo positivo de 3.813 em geração de emprego. Sendo importante destacar que no período dos últimos 24 meses, mesmo com os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe, o município registrou apenas um mês em saldo negativo, sendo recuperado no mês subsequente.
Para o Secretário de Emprego, Olavo Volpato, o resultado apresentado pelo Caged é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal. “A confiança do empresariado e dos comerciantes na atual gestão se reflete nos números revelados pelo Caged e em outros indicativos de aquecimento do mercado”, comentou.
É importante destacar que, nos últimos 12 meses, a cidade registrou praticamente o dobro em saldo de empregos em comparação com cidades vizinhas, como Porto Feliz, Salto e Cabreúva. O maior número de contratados são pessoas entre 18 e 24 anos, com o ensino médio completo. Parte desse aquecimento no mercado de trabalho se deve à atuação do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Prefeitura, que segue com vagas em aberto e realiza ações de orientação e encaminhamento àqueles que buscam por um emprego.

MEI
Outro dado importante divulgado pelo Caged é o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI), que nos últimos cinco anos passaram de 7.142, em 2018 para 13.445, em 2022.