Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeEducaçãoAvaliação oftalmológica é oferecida para alunos da rede municipal em Itu

Avaliação oftalmológica é oferecida para alunos da rede municipal em Itu

Imagem mostra criança fazendo uma avaliação oftalmológica.

Na última semana, mais de 700 alunos da rede municipal de ensino participaram do Projeto Ver + Educa: Inclusão de Crianças e Adolescentes por meio da saúde visual, viabilizado em Itu por recursos do deputado federal Vitor Lippi em parceria com a ONG Renovatio e a Associação Parceiros da Educação. Na oportunidade, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, esteve em uma das duas escolas municipais de tempo integral utilizadas como locais de avaliação oftalmológica.

O objetivo dessa ação é identificar patologias da visão e providenciar óculos gratuitos, quando necessário. Além de promover a prevenção, realiza o encaminhamento do aluno à Secretaria Municipal de Saúde em casos que necessitam de tratamento prolongado e/ou cirurgia.

Plinio agradeceu aos envolvidos e comentou sobre a importância da avaliação oftalmológica, considerando que muitos alunos evadem das escolas quando apresentam problemas de saúde visual não diagnosticados e, portanto, sem tratamento adequado.

De acordo com dados divulgados pela ONG Renovatio (organização sem fins lucrativos que visa trazer saúde visual e doação de óculos de grau para aqueles que mais precisam), 85% do aprendizado em escolas se dá pela visão e 22.9% da taxa de abandono escolar se dá pela falta de óculos.

Saiba mais sobre a ONG Renovatio e a Associação Parceiros da Educação:

https://www.renovatio.org.br/

https://parceirosdaeducacao.org.br/

Secretaria Municipal de Educação
Telefone: 11 4886-9601
https://itu.sp.gov.br/educacao/