25/04/2024
HomeEducaçãoAlunos de escola na zona rural são submetidos à avaliação odontológica

Alunos de escola na zona rural são submetidos à avaliação odontológica

Imagem mostra uma criança passando por avaliação odontológica com uma profissional da área.

Na última segunda-feira (24/04), alunos da Emefei “Márcio João Arruda”, localizada no Bairro Apotribú, foram submetidos à avaliação odontológica para identificação de necessidade de tratamento e receberam orientações sobre a forma correta de escovar os dentes. A ação, que faz parte do Programa de Saúde Bucal, foi realizada na referida unidade, especificamente, por meio de parceria entre as equipes odontológicas da Secretaria de Saúde de Itu e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), com a participação dos alunos do curso de Odontologia, e também de integrantes do Projeto Cura.

Ao todo, 175 alunos, na faixa etária de 4 a 10 anos, que frequentam a Emefei “Márcio João Arruda” foram beneficiados com a ação do Programa de Saúde Bucal, instituído pela Prefeitura e desenvolvido ao longo do ano em todas as escolas municipais pela equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde de Itu.

O secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, ressaltou a importância da ação que intensifica o trabalho de saúde bucal realizado de forma periódica em todas as unidades escolares municipais. “As parcerias são sempre importantes para nossas escolas. O diagnóstico precoce e respectivo tratamento são fundamentais para evitarmos e ou amenizarmos possível comprometimento do desempenho escolar em função de questões de saúde”, afirmou.

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde têm trabalhado em conjunto em diversas atividades preventivas à saúde dos alunos da rede municipal de ensino.

Além da avaliação odontológica, no mês de março mais de 700 alunos da rede municipal participaram do Projeto Ver + Educa: Inclusão de Crianças e Adolescentes por meio da saúde visual, confira no link: https://itu.sp.gov.br/avaliacao-oftalmologica-gratuita-e-oferecida-para-alunos-da-rede-municipal-em-itu/