27/03/2024
HomeCultura1º Praça Jazz ocorre gratuitamente na Praça do Carmo

1º Praça Jazz ocorre gratuitamente na Praça do Carmo

No dia 05 de maio toda a população está convidada a prestigiar o “1º Praça Jazz”, que ocorre gratuitamente na Praça do Carmo, das 14h às 21h. O evento é organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Cendi Music e João Paulo Simão Produção Musical. Os shows ficam por conta de Maron Trio, Até Jazz Trio e Peu Abrantes Trio, que está fazendo a turnê de lançamento do CD “Verde”.
A partir das 14h30, o Maron Trio faz a abertura do evento. Formado por Gabriel Maron (violão), Bruno Campitelli (baixo elétrico) e João Paulo Simão (bateria), o trio apresenta um repertório de composições autorais e arranjos elaborados a partir do diálogo entre os instrumentos. Incorporando e combinando elementos do jazz, do pop e da música popular brasileira por meio de melodias marcantes, “Maron Trio” é um convite à apreciação musical, à subjetividade, à imaginação e à percepção sensível de informações sonoras.
Já a partir das 16h, é a vez do Até Jazz encher a praça com sua música instrumental que tem como objetivo difundir e tornar a música acessível ao público com um show divertido e descontraído. O grupo busca disseminar o Jazz, o Blues e a boa Música Brasileira como o Samba, a Bossa Nova e o Baião. Formado por Eduardo Freire (trompete), Eduardo Gobi (Piano) e Tiago Domingues (Percubo, bateria compacta), cada integrante contribui com suas diversas experiências e influências musicais, que somadas ao grupo, forma um som original e autêntico.
Às 17h30 é a vez do ChoroJass que, com um espetáculo que conta com músicos e palhaço, se destaca pela interatividade e sonoridade musical. O repertório inclui Jazz tradicional, Choro e Maxixes percorrendo simultaneamente o período de 1900 até 1930 entre Brasil e Estados Unidos. Por meio da figura do palhaço a comédia física se faz presente na apresentação, proporcionando reflexões, humor sadio e lúdico. Com essa mistura requintada de música e comicidade, esta atração encanta os mais distintos públicos, de adultos até crianças.
Encerrando o “1º Praça Jazz”, às 19h, Peu Abrantes Trio traz a turnê de lançamento do CD “Verde”, com uma nova personalidade da música instrumental brasileira. Peu Abrantes já gravou e se apresentou com nomes como Albano Sales, Quinteto coloQuial, Abel Duërë, Cao Laru, entre outros. Com experiência internacional, o baixista e compositor caminha por diversos estilos como o jazz, a música brasileira, ritmos africanos e a música pop, expressando uma musicalidade que se identifica com as fusões. Acompanhado por Marcos Bacon (piano) e Marcelo Gherini (bateria), Peu Abrantes apresenta um repertório de arranjos e composições de sua autoria que integram o álbum “Verde”, lançado digitalmente pelo selo Cendi Music, em 2018.