Widget Image
Secretarias
HomeEducação1ª Jornada Pedagógica promove palestras e oficinas

1ª Jornada Pedagógica promove palestras e oficinas

Educadores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, gestores e especialistas da Prefeitura de Itu participam, nestes dias 31 de julho e 1º de agosto, da 1ª Jornada Pedagógica com o tema “Refletindo, planejando e construindo saberes”, realizada simultaneamente no auditório da Prefeitura e na Emef Profa Ermelinda Silveira Machado. O prefeito Guilherme Gazzola e o secretário da pasta, Walmir Scaravelli, prestigiaram a abertura do evento, no referido auditório.
Guilherme Gazzola destacou a importância do aprimoramento constante do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação. Destacou que a formação e maturação devem ser efetivadas em benefício do aprendizado dos educandos.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação junto com a Somos Educação e em parceria com a Athena Consultoria e Gestão em Educação e Cultura Ltda., a ação objetiva que os profissionais da Educação partilhem suas ideias e práticas, ensinando e aprendendo de modo coletivo.
A 1ª Jornada Pedagógica tem como maior propósito a promoção do processo educacional, fortalecendo-o por meio de palestras e oficinas que promovam discussões atuais e vinculadas ao Sistema Estruturado de Ensino, considerando ainda os valores e a cultura local dos educadores e das escolas da rede municipal.
Os temas das palestras para a Educação Infantil são “A neurociência e sua importância para a aprendizagem”, ministrada pelo mestrando em Educação, licenciado em Filosofia e em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, Mário Flávio Silva Costa; e “Reflexões sobre a contação de histórias: uma proposta para desenvolver a oralidade, leitura e escrita”, pela pedagoga, especialista em Educação Infantil, pós-graduada em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, psicopedagoga e contadora de histórias, Giani Peres Pirozzi.
Para os profissionais do Ensino Fundamental, além da palestra “A neurociência e sua importância para a aprendizagem”, foi programada a palestra “Protagonismo docente e abertura de novos horizontes pedagógicos”, ministrada pelo mestre em Filosofia e doutorando em Educação, graduado em Filosofia e em Pedagogia, especialista em Gestão, Administração, Supervisão e Orientação Educacional, Wagner Cipriano de Araújo.
Também estão sendo realizadas dezenas de oficinas, com temas direcionados a grupos específicos de professores. A 1ª Jornada Pedagógica conta com atividades diversificadas para o fortalecimento das práticas educativas cotidianas, bem como a promoção de um momento de socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos docentes e gestores educacionais.