Widget Image
Secretarias
15/03/2024
HomeSaúdeVIII Conferência Municipal de Saúde ocorreu no último sábado

VIII Conferência Municipal de Saúde ocorreu no último sábado

Na manhã do último sábado (10/07), ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu, a VIII Conferência Municipal de Saúde.  Os temas abordados durante o encontro foram a assistência de saúde na atenção básica, especializada e de urgência e emergência, o financiamento da assistência em saúde e a promoção de políticas públicas e responsabilidades da comunidade.

Estiveram presentes o secretário adjunto de Governo e Casa Civil, Henrique de Paula, representando o prefeito Guilherme Gazzola, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo, o vereador e presidente da comissão de saúde na Câmara de Vereadores Mané da Saúde, a secretária de saúde adjunta e presidente da comissão de coordenação Natália Stevanato e os vereadores Donizetti André, Célia Rocha e Luisinho Silveira, além de conselheiros de saúde, representantes de entidades e da área.

Após a cerimônia de abertura houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, a apresentação e divisão dos eixos e a discussão das propostas dos eixos temáticos. Em seguida ocorreu o início da Plenária final com a aprovação das propostas e apresentação do relatório final.

A Conferência Municipal de Saúde é a instância de deliberação do Sistema Único de Saúde em Itu, constituindo-se no foro municipal de debates sobre o assunto, aberto a todos os segmentos da sociedade local e tem por finalidades estabelecer as diretrizes para a Política Municipal de Saúde para o próximo quadriênio, contribuindo para a consolidação do SUS e elaboração do Plano Plurianual 2022/2025 e Plano Municipal de Saúde, além de avaliar a implementação das diretrizes estabelecidas na VIII Conferência Municipal de Saúde, debater com Plenária o tema central “Readequação do SUS em meio a pandemia com os eixos, assistência de saúde na atenção básica, especializada e de urgência e emergência, financiamento da assistência em saúde e promoção de políticas públicas e responsabilidades da comunidade.