HomeGestões AnterioresVídeo monitoramento diminui delitos praticados em Itu

Vídeo monitoramento diminui delitos praticados em Itu

Menos de três meses depois de iniciar as operações de vídeo monitoramento na cidade, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes da Prefeitura de Itu informa que dados fornecidos pela Polícia Civil atestam a diminuição dos delitos praticados nas áreas de cobertura do equipamento.

Segundo o secretário da pasta, coronel Marco Antonio Augusto, com um mês de operação do vídeo monitoramento na região central, os casos de furto caíram em mais de 50% e, embora o mês de abril ainda não tenha terminado, comparando abril de 2014 com abril de 2015, os números caem de 40 para 3 casos, ou seja, uma redução de 92,5%.

Outro exemplo da eficácia da operação inédita em Itu são às ações de combate ao vandalismo. “Na noite da última quarta-feira (15/04), o vídeo monitoramento flagrou um indivíduo tentando retirar os trilhos de cobre que adornam o calçamento da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz). A central de vídeo monitoramento acionou a viatura mais próxima e deteve o cidadão, que foi conduzido ao distrito policial, onde foi registrado auto de prisão em flagrante”, informou o coronel Marco Antonio.

No início do mês passado, um grupo de adolescentes foi flagrado pelo vídeo monitoramento pichando as paredes do Mercado Municipal e do comércio daquela região. “Nossas câmeras registraram o grupo vandalizando o mercadão e imediatamente acionamos a viatura mais próxima que chegou ao local a tempo de capturar os infratores”, lembra o coronel Marco Antonio.

Vídeo monitoramento ajuda PM a solucionar crime

O Capitão Carneiro, comandante da 5ª. Cia da PM, sediada na Avenida da Paz Universal recorda que o vídeo monitoramento foi de grande importância na solução de uma tentativa de roubo no bairro São Luiz, próximo à rotatória do Extra.

“Houve uma tentativa de roubo, mas o bando não teve sucesso e fugiu. A vítima acionou a PM e passou a descrição do carro. Com estes dados, a PM solicitou a colaboração da GCM para verificação das imagens de vídeo monitoramento daquela região. As imagens permitiram a identificação da placa do veículo, que foi cadastrado como placa de veículo suspeito”, lembra o capitão.

Na mesma noite, o bando retornou à cidade de Itu e, ao passar pelo portal, foi disparado um alarme acionando a GCM de Itu, a GCM de Salto e a PM. A ação resultou na prisão de três indivíduos.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

Fotos: Daniel Assis de Alcântara / GCM Rafael Bortoleto e reprodução das imagens do vídeo Monitoramento de Itu

(17/04/2015)