Widget Image
Secretarias
10/04/2024
HomeCulturaVida em Movimento deste domingo tem apresentação da Orquestra Ituana de Viola

Vida em Movimento deste domingo tem apresentação da Orquestra Ituana de Viola

Os participantes do programa Vida em Movimento deste domingo (28/07) terão uma opção a mais para freqüentarem a Avenida Galileu Bicudo. Além das práticas esportivas que o programa disponibiliza, como faixa para caminhada, ciclo-faixa, academia ao ar livre e quadras de areia, a Prefeitura da Estância Turística de Itu promove às 10h da manhã apresentação gratuita da Orquestra Ituana de Viola Caipira.

Em tenda montada no cruzamento da avenida Galileu Bicudo com a rua Padre Bartolomeu Tadei, o público poderá prestigiar peças famosas do cancioneiro popular como Índia, Menino da Porteira, Luar do Sertão, Cabocla Teresa, Saudade da Minha Terra, entre outras, inclusive do folclore português, por exemplo, Pezinho, original da Ilha do Corvo, a menor das ilhas do Arquipélago dos Açores.

A orquestra Ituana de Viola Caipira possui aproximadamente 50 músicos e um grande diferencial quando comparadas com outras orquestras de viola caipira: são quatro afinações distintas (Cebolão em Mi, Cebolão em Ré, Sol Maior e Do Maior, estas duas últimas conhecidas popularmente como Rio Acima e Rio Abaixo) que conferem uma sonoridade muito rica quando comparada às orquestras de afinação única.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara