HomeSaúdeUBS do bairro São Luiz é reformada e entregue à população

UBS do bairro São Luiz é reformada e entregue à população

O prefeito Antonio Tuíze reinaugurou, na manhã desta sexta-feira (07/08), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 09 – “Maria de Lourdes Pinheiro Passos”, instalada no bairro São Luiz. Essa é a terceira unidade de saúde entregue pelo prefeito em menos de um mês, após passar por reforma por meio do RequalificaUBS, programa que tem por objetivo melhorar a infraestrutura das UBSs.

Além do prefeito Tuíze, participaram da solenidade o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, representantes da deputada estadual Rita Passos e do deputado federal Herculano Passos, secretários e diretores municipais, o ex-prefeito de Itu, Sérgio Prévidi (que ocupava o cargo de chefe do Executivo ituano quando a UBS 09 foi inaugurada), o diretor administrativo do Hospital São Camilo Itu, Gilson Silveira, familiares da homenageada, profissionais que atuam na UBS e usuários do referido serviço.

Em seu discurso, o prefeito Tuíze comentou sobre a importância de adequar alguns espaços na área da saúde, aprimorando ainda mais a infraestrutura dos serviços que contam com equipes qualificadas para atender à população. Monteiro agradeceu todo o empenho do prefeito que muito tem investido na área da saúde.

Entre as principais ações na obra de reforma da referida unidade estão a substituição completa do telhado; construção de sanitário para pessoa com deficiência; pintura completa interna e externa; substituição completa do telhado; reformas da sala de espera, dos sanitários, do sistema hidráulico, dos consultórios médicos, sistema elétrico, das salas de recepção, enfermagem, esterilização e expurgo; construção de nova farmácia; substituições dos mourões, telas externas por gradil metálico e dos portões externos; reforma do estacionamento com instalação de rampa de acesso.

As UBSs localizadas nos bairros Novo Mundo e Santa Terezinha já foram reformadas pelo Programa RequalificaUBS e entregues à população no último mês de julho. Ainda por meio desse programa, a UBS situada no bairro São Judas está em obras e, em breve, deve ser entregue à população. Ainda na área da saúde, serão construídos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) no Parque Industrial e mais três UBSs (nos bairros São Camilo, Portal do Éden e Dona Tonica).

Homenageada

Maria de Lourdes Pinheiro Passos, conhecida como Lourdinha, nasceu em Itu, em 1931. Filha do conceituado médico pediatra José Leite Pinheiro Junior e da professora Nair de Faria Lemos, iniciou os estudos no Externato Nossa Senhora do Patrocínio, onde fez também o Ginásio.

Com o falecimento da mãe, sendo filha caçula, tornou-se aluna interna do Colégio do Patrocínio, onde concluiu o Curso Normal, diplomando-se em 1º lugar com menção honrosa. Não chegou a exercer o Magistério, pois casou-se logo após sua formatura com Herculano Castilho Passos, com quem teve a filha Nairzinha, a Ika.

Lourdinha falece em 1952, com apenas 20 anos de idade.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(07/08/15)