Widget Image
Secretarias
28/03/2024

Históricos

CASA IMPERIAL
A casa encomendada por Francisco de Paula Souza e Mello, construída com muito requinte e fino acabamento, e que pertenceu posteriormente a Carlos Pereira Mendes, hospedou em 1884 a Princesa Isabel e seu marido Conde D’Eu. Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial.
Restaurada e conservada pela Família Caselli, a Casa Imperial, é um marco significativo da arquitetura eclética em Itu, em sua fachada destaca-se a magnífica porta entalhada em madeira, os vidros coloridos das janelas em forma de tulipa, os condutores de água do telhado com cabeças de serpentes e o batente esculpido com a rocha Varvito. Atualmente é uma residência particular, não acessível à visitação.
Endereço: Praça Dom Pedro I – Centro.


CENTRO PRÓ-MEMÓRIA DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITU
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu foi fundada em 1840, com inúmeras doações de generosas pessoas da comunidade na época, em especial Caetano José Portella, que, através de seu legado, inspirou e propiciou o início da existência de um “Hospital de Caridade”. Primeiramente, concluiu-se a edificação de sua “Capela de São João de Deus” em 1853, cuja imagem do Santo foi trazida da Gênova, Itália.
Seu hospital foi solenemente inaugurado em 1867, e as Irmãs de São José foram encarregadas dos serviços de enfermagem. Tempos após, com outro expressivo legado, deixado por Joaquim Bernardo Borges, a Irmandade fundou a Maternidade Borges, em 1939. O novo hospital foi construído em 1983, e com o legado deixado por Paulo Bueno Galvão, foi construído um pavilhão infantil em 1989. Atualmente o hospital é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo.
Reinaugurado e reformulado para tais fins em março de 2015, já está em pleno funcionamento, retrata a história da instituição que foi fundada em 1840, com a exposição de parte de seu acervo que inclui mobiliário, instrumentos médicos, imagens e dezenas de outros objetos procedentes do antigo edifício onde funcionou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Endereço: Rua Joaquim Bernardo Borges, 314 – Centro.
Informações pelo telefone: (11) 4023-0472.
Sitewww.iscmitu.org.br | E-mail[email protected]


CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO
No antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, um cruzeiro erguido em cantaria trabalho executado pelo arquiteto Tebas, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.
Dentre os registros iconográficos deste Convento, destaca-se uma excelente aquarela executada por um artista ituano, Miguelzinho Dutra. Muitas imagens sacras originárias deste antigo convento atualmente podem ser visitadas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Igreja de São Benedito.
Endereço: Praça Dom Pedro I – Centro.


ANTIGO ITUANO CLUBE
O Ituano Clube iniciou suas atividades em 15 de novembro de 1923, com um grupo de amigos, entre eles Júlio Cezar Pimenta e Gustavo Cortez que se reuniam para jogar cartas. No começo funcionava em um imóvel alugado, visando a construção de uma sede própria fundou-se a Sociedade Progresso e Melhoramentos de Itu para arrecadar fundos.
O responsável pela construção do prédio foi o engenheiro Pérsio Pereira Mendes, presidente da Sociedade Construtora Celbe Ltda, e a inauguração aconteceu em 05 de julho de 1947, e contou com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros.
O Ituano Clube era frequentado apenas por seus sócios durante as décadas de 50, 60, 70 e meados de 80, e chegou a ter mais de 2500 associados pagantes que utilizavam da estrutura do local como salas de carteado, salão de festas, biblioteca e dois cafés por noite, que eram servidos às 19h30 e 23h.
Com o tempo algumas festas começaram a acontecer como o aniversário do clube, Réveillon, Baile do Havaí e o famoso Carnaval. O Ituano Clube não só era conhecido em Itu, mas em todo o Estado de São Paulo. Vinham pessoas de todos os lugares para conhecê-lo.
Atualmente não está aberto à visitação.
Endereço: Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), 118.


FÁBRICA SÃO LUIZ
À esquina da Rua Paula Souza com a Praça Dom Pedro I, ergueu-se o edifício que abrigou a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo. Inaugurada em 1869, foi construída com o capital de um grupo local, a fábrica foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro. Depois de mais de um século em funcionamento, a Fábrica São Luiz encerrando suas atividades em 1982.
Hoje, o Espaço Fábrica São Luiz abriga lojas e espaços culturais destinados a realização de exposições, teatros, festas e eventos.
Endereço: Rua Paula Souza, 492 – Centro
Informações pelo telefone: (11) 4013-4554
Site: www.espacofabrica.com.br | E-mail: [email protected]


CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO SÉCULO XIX

O livro “A Província de São Paulo” publicado em 1888 nos informa que Itu, então, contava “com vários largos ajardinados, com ruas muito bem calçadas e os telhados das casas munidos obrigatoriamente de condutores d’água, por numerosos marcos fontanários e iluminada por lampiões de querosene”. Data dessa época o conjunto arquitetônico que pode ser visto à Praça Padre Miguel, fazendo esquina com a Rua Madre Maria Theodora.


INSTITUTO BORGES DE ARTES E OFÍCIOS (IBAO)

Num amplo terreno arborizado, ergue-se o Instituto Borges de Artes e Ofícios, que foi construído com projeto de Ramos de Azevedo. Inaugurado em 1924, o Instituto surgiu devido à herança deixada por Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal, depois de ter residido por vários anos em Itu.
Joaquim deixou escrito em seu testamento a intenção de doar parte de sua fortuna e imóveis para a fundação de um Liceu de Artes e Ofícios e uma maternidade, construída junto à Santa Casa. O “Liceu de Itu” foi construído em apenas quatro anos e funciona ininterruptamente até hoje. Já a Maternidade foi inaugurada em março de 1939.

Endereço: Praça Conde de Parnaíba, 83 – Centro
Telefone: (11) 4022-4761 e 4022-3810.
Site: www.iscmitu.org.br | E-mail: [email protected]


MERCADO MUNICIPAL

A proposta para edificação do Mercado Municipal de Itu data de 1886, mas sua inauguração somente iria se concretizar a 14 de maio de 1905. Construído com projeto do escritório técnico de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado, o mercado apresenta espaços livres que constituem pequenas praças.

O local foi reinaugurado no dia 19 de dezembro de 2019, depois de uma completa reforma do prédio, com a substituição da fiação elétrica, rede de água e esgoto. Além disso, houve a revitalização dos boxes, com a instalação de rede de gás natural e um sistema de ar condicionado.

Visitação:

Terça a Sábado das 9h as 22h
Domingo das 9h as 14h
Segunda-feira fechado.

Informações pelo telefone: (11) 4023-1544
Endereço
: Praça da Bandeira, 104 – Centro.


REGIMENTO DEODORO (ANTIGO COLÉGIO SÃO LUIS)
O Colégio São Luis fundado em 1867 foi erguido em terrenos do antigo Seminário do Bom Conselho, por padres da Companhia de Jesus, vindos de Roma. Em 1872, o Colégio já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província. Funcionou em Itu até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, passando a propriedade do imóvel para o Governo Federal, que nele instalou o Regimento Deodoro. Após 1918, com a implantação do Quartel, a Praça Duque de Caxias, que representava o acesso para a estrada de Jundiaí, incorporou-se ao ufanismo e usos e costumes do povo ituano. Dizer para alguém que, ao passar pela Praça do Quartel, fora cumprimentado por algum oficial, era símbolo e sinônimo de status.
No Museu do Quartel se encontram diversos tipos de materiais e artefatos, com destaque para: troféus, alguns da década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial. Também faz parte do complexo a Igreja São Luis Gonzaga, que durante anos foi alojamento da extinta BCR (Bateria de Comando do Regimento), sendo reaberta em 1979.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 284 – Centro.
Visitação:
Informações pelos telefones: (11) 4022-1184, 4022-1284, 4022-1234 e 4022-2443
Site: www.2gacl.eb.mil.br | E-mail: [email protected], [email protected]

Missas: Sextas às 8 horas e Domingos às 18 horas.