24/03/2024
HomeGestões AnterioresTuíze decreta 5% de desconto em metade das contas de água de Itu

Tuíze decreta 5% de desconto em metade das contas de água de Itu

Medida que beneficia mais de 80 mil habitantes foi imposta como pena à concessionária de águas por prestação de serviços inadequados

Metade das contas de água de Itu terá desconto de 5% a partir do mês de abril, até que seja regularizada a situação. Essa foi a determinação do prefeito Antônio Tuíze em decreto assinado na última segunda-feira (11/03), como forma de penalizar a concessionária Águas de Itu pela prestação de serviços inadequados. A medida beneficia mais de 80 mil habitantes de diversos bairros e regiões do município.  As contas de água afetadas pelo decreto terão em destaque a seguinte informação: “desconto de tarifa de água e esgoto por penalidade de serviço não adequado”.

A atitude do prefeito se deu em resposta ao trabalho de fiscalização da AR (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) de Itu, que reuniu uma série de queixas de moradores sobre irregularidades nos serviços prestados pela Águas de Itu como, por exemplo, fornecimento de água de coloração escura e até descontinuidade no abastecimento.

O superintendente da AR-Itu, Maurício Dantas, afirma que, por meio das ações fiscalizadoras da agência, a Prefeitura tem imposto uma série de punições previstas por lei à concessionária, como multas e o desconto obrigatório do decreto em questão. Por sua vez, tentando cumprir as metas estipuladas de qualidade, a empresa Águas de Itu deve investir cerca de R$ 75 milhões em obras estruturantes. A fiscalização da AR continuará verificando a qualidade do fornecimento e quando este for regularizado, este desconto será cancelado.

Confira os bairros que serão abrangidos pelo desconto:

Altos de Itu,
Bairro Alto,