Widget Image
Secretarias
21/11/2019
HomeGestões AnterioresTradicional Estouro do Judas acontece no Domingo de Páscoa

Tradicional Estouro do Judas acontece no Domingo de Páscoa

O evento será realizado ao meio-dia na Praça da Matriz e às 17h no Pirapitingui

Como acontece há mais de um século, a cidade de Itu realiza no domingo de Páscoa (27/03), na Praça Padre Miguel (Matriz), pontualmente ao meio-dia, o tradicional Estouro do Judas. O evento contará com a participação do Bloco do “R”, que animará os presentes antes do estouro.  Para evitar acidentes com as bombas, a praça será cercada e todos que forem prestigiar o evento ficarão a uma distância segura das explosões.

Às 17h será a vez da população moradora da região do Pirapitingui assistir ao Estouro do Judas. O espetáculo será realizado no Parque Ecológico Chico Mendes, no bairro Cidade Nova.

O evento é organizado pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, e conta todos os anos com a presença de milhares de ituanos e turistas, que prestigiam este espetáculo popular.

O Estouro do Judas é um acontecimento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do Diabo. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. Ao invés de realizar o espancamento do boneco, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas, acompanhado do demônio, é detonado com bombas.

Texto e foto: DECOM

(15/03/16)