Widget Image
Secretarias
21/05/2019
HomeCulturaTradicional Cortejo da Bandeira do Divino Espírito Santo percorre ruas centrais da cidade

Tradicional Cortejo da Bandeira do Divino Espírito Santo percorre ruas centrais da cidade

Mantendo uma importante tradição, no próximo domingo (13/05), a partir das 9h30, ocorre nas ruas centrais de Itu o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo, com a realização do Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O cortejo passará pelo Largo do Bom Jesus e Rua Paula Souza e, durante o trajeto e pousos, o Coral Vozes de Itu cantará as Jaculatórias do Divino Espírito Santo.

A Folia do Divino é uma importante tradição popular, que remonta o século XVII, em louvor ao Divino Espírito Santo. A Bandeira do Divino entra nas casas pelas mãos do Alferes, ao som da tradicional Folia do Divino, sendo entronizada em local de destaque, onde se possam reunir os presentes, abençoando a casa e todas as pessoas, sob a cantoria de violeiros.

Durante os pousos os sete dons do Divino Espírito Santo serão lembrados através das orações conduzidas pelo curador. O cortejo termina na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação e canto de despedida da Bandeira do Divino Espírito Santo.

O cortejo é uma iniciativa do Museu da Música em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Confira o percurso e horários do cortejo:

09h30 1º Pouso – Museu da Música – Itu
Rua Floriano Peixoto, 480

10h 2º Pouso – Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492

10h15 3º Pouso – Lar Escola Santo Inácio
Rua Paula Souza, 564

10h30 4º Pouso – Antiquário Lila
Rua Paula Souza, 607

10h45 5º Pouso – Museu da Energia
Rua Paula Souza, 669

11h 6º Pouso – Casa Amarela
Rua Paula Souza, 740

11h15 7º Pouso – Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56