06/03/2024
HomeGestões AnterioresTraçado da canalização dos córregos urbanos de Itu está 60% pronto

Traçado da canalização dos córregos urbanos de Itu está 60% pronto

A informação foi concedida em reunião de trabalho com o objetivo de fazer o balanço de um ano das obras

Na tarde de quarta-feira (27/08), a Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Obras e Serviços Viários, apresentou um balanço de um ano das obras de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado). A reunião de trabalho aconteceu nas dependências do Gabinete do prefeito Antonio Tuíze. Durante a apresentação do balanço, o secretário municipal de Obras e Serviços Viários, Angel Lobato, informou que 60% de todo o traçado já está concluído.

O projeto em execução prevê plantio de árvores e paisagismo às margens dos córregos, além de benfeitorias como pistas de caminhada e ciclovia, resultando no Parque Linear de Itu, uma nova área de convívio e prática de atividades físicas.

Todo o leito do Córrego Taboão já está canalizado com as aduelas de concreto armado. São 2,040 km entre a montante da obra, localizada nos fundos do 50º Batalhão de Polícia Militar no Bairro Itu Novo Centro, passando pela Vila Leis, pelo futuro Parque Ecológico Taboão, por dentro do Quartel de Itu até a Avenida Otaviano Pereira Mendes (Avenida Marginal).

Já o Córrego do Brochado está com 70% de seu leito canalizado, faltando apenas o trecho compreendido a montante do Piscinão da Vila Gatti até o encontro deste córrego com o Taboão, onde ambos, originam o Córrego Guaraú.

Piscinões

Os dois piscinões da cidade também tiveram sua capacidade de retenção aumentada. Enquanto o Piscinão do jardim Faculdade aumentou sua capacidade em 40% o da Vila Gatti aumentou em 60% graças o alargamento das laterais, desassoreamento e aprofundamento do solo.

Novas Pontes

Desde que as obras começaram quatro pontes também foram refeitas para adequar os córregos à nova realidade da canalização. Trata-se das pontes localizadas nos fundos do Quartel de Itu, duas no Jardim Faculdade e uma no Jardim Agarussi.

Também participaram deste encontro os secretários de Administração, Miguel de Moura Silveira Junior, de Segurança, Trânsito e Transportes, Cel. Marco Antonio Augusto, de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), Luiz Valeriani e de Planejamento, Shirley Dantas além de representante do Quartel de Itu, de funcionários da secretaria de Obras e Serviços Viários, do Demuttran (Departamento Municipal de Trânsito) e representantes das empresas envolvidas com a obra.

Texto: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu