Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaSesc Artes chega em Itu com atrações gratuitas para todas as idades

Sesc Artes chega em Itu com atrações gratuitas para todas as idades

Itu recebe no próximo domingo (15/04), a partir das 16h, na Praça Padre Miguel (Matriz), o Circuito Sesc de Artes com atividades gratuitas para todas as idades. Com o apoio da Prefeitura de Itu serão apresentados shows teatrais, circenses, dança, cinema entre muitas outras atrações que seguem até as 21h30.

O Circuito Sesc conta com a presença de mais de 400 artistas e ocorre em 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição.

 Acompanhe abaixo as atrações:

Tradicional Pocket Show – Circo Le Chapeau (MS)

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional, para presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca. Mesmo sem lona, o grupo sul-mato-grossense promove uma experiência parecida com a dos circos que viajavam pelo interior do Brasil.

Iniciação ao Malabarismo – Circo Le Chapeau (Ms)

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar. Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

Fandango A Céu Aberto – Cia. Oito Nova Dança (SP)

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, convidando o público para dançar em um grande baile aberto.

Fanfarra Black Clube (RJ)

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas. O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, como músicas de Pharrell e Daft Punk, além de músicas autorais, sempre com uma pegada dançante e carnavalesca.

Dj Barata (SP)

O baiano Lucas Barata é DJ, produtor cultural e pesquisador musical desde 2001. Seu repertório passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 70: o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat. Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

Plante Poema – Projeto Matilha e Roça da Rua (SP)

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca: escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento. Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

Gabinete de curiosidades e habilidades

Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.

Tricô de Braço e Tear Alternativo

Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes (SP)

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos. A confecção é feita com as mãos e dedos, construíndo inúmeros tipos de nós. Na oficina é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô. Com a técnica é possível obter tecidos utilizados tanto na criação de vestuário como no design de interiores.

Palavra + Imagem

Coletivo Rodas de Leitura (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.