HomeCulturaSeresteiros de Itu são lembrados em noite de música

Seresteiros de Itu são lembrados em noite de música

Os 80 anos de morte de Tristão Junior, o mais famoso seresteiro ituano, foram marcados com lançamento de almanaque e CD

A noite da última quinta-feira (17/09) foi de seresta em frente à Casa da Praça, com os músicos do Quarteto Tristão Junior. Na ocasião aconteceu o lançamento do almanaque Serestas de Itu e a abertura da Exposição de mesmo nome que homenageia não somente o mais famoso seresteiro e compositor ituano, Tristão Junior, mas todos os que já estiveram e estão envolvidos com essa história.

O almanaque tem encartado um CD com as obras de compositores ituanos de seresta, como Tristão Júnior, João Narciso, Inês Lepsch e Tabajara dos Santos. A gravação foi realizada pelo Conjunto Tristão Júnior, que está completando 25 anos de existência.

O evento aconteceu exatamente no dia em que o falecimento de Tristão Junior completa 80 anos. Conforme contou Luís Roberto de Francisco, presidente do Museu da Música onde estão guardadas algumas das partituras de Tristão, os jornais da época lamentaram a morte do compositor e temeram o fim das serestas na cidade.

Com o apoio de músicos da cidade, a tradição das serestas sobreviveu ao longo de todos esses anos e, a memória do compositor ituano, foi firmada por meio da Semana Tristão Junior, instituída em 1985 pelo Governo do Estado.

Durante a cerimônia Luís Roberto contou um pouco sobre a vida de Tristão Junior, também conhecido como Nhonhô Tristão e de como essa cultura vem sendo preservada por meio de ações educativas realizadas no Museu da Música Itu com crianças e adolescentes, mostrando para eles que um dos instrumentos de paquera da época eram as serestas.

As atividades realizadas durante a passagem dos 80 anos da morte de Tristão Junior acontecem com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu, Sesc/SP e Sincomércio.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu