HomeCulturaSemana do Patrimônio começa no sábado

Semana do Patrimônio começa no sábado

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir do dia 09 de agosto a Semana do Patrimônio. A cerimônia de abertura será a de traslado dos despojos do maestro Elias Álvares Lobo, sua esposa Isabel de Arruda Lobo e sua filha Teresa Lobo de Camargo que estavam na capital paulista.

A cerimônia terá início na Igreja do Bom Jesus, às 15h, com a chegada dos despojos, solene Ofício de Réquiem com participação do Coral Vozes de Itu e orquestra Maestro Tristão Mariano com a Breve Missa de Réquiem de Elias Álvares Lobo.

Já a partir das 17h, no Cemitério Municipal, serão realizadas as homenagens ao compositor e solene inumação com a participação da Corporação Musical União dos Artistas com a execução da Marcha Fúnebre.

A Breve Missa de Réquiem do compositor ituano, restaurada pelo Museu da Música em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, é uma composição sacra especialmente composta em memória de alguém. É uma peça curta, cujo texto tradicional católico foi musicado para coro a três vozes, pequena orquestra e harmonium. A palavra Réquiem significa descanso e a obra foi escrita para a celebração dos mortos e será apresentada pela primeira vez desde o século XIX. Elias Álvares Logo faleceu em 1º de dezembro de 1901 na cidade de São Paulo.

No dia 12 de agosto, às 10h, acontece a palestra “A arte de retratar”, ministrada pelo artista plástico e professor da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro”, Luciano Luz. Do dia 12 ao dia 30 de agosto o artista expõe seus trabalhos na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, e pode ser visitada das 8h30 às 16h30.

Encerrando os eventos da Semana do Patrimônio, no dia 15, às 10h30, acontece o projeto de educação patrimonial “Sentimento de pertencimento tratado na museologia social”, apresentado pela historiadora Susana Costa, também na Casa da Praça.

Todos os eventos são gratuitos e a população está convidada a prestigiá-los.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu