24/03/2024
HomeNotíciasSemana da Conscientização Turística de Itu prossegue até domingo

Semana da Conscientização Turística de Itu prossegue até domingo

A Semana da Conscientização Turística de Itu prossegue nesta quarta-feira (04/05), com a Série: Conexões Turísticas – Experiências Municipais de Sucesso, com painel de debates com a gerente de Relações Institucionais na Aprecesp (Associação das Prefeituras Estância do Estado de São Paulo), Marica Azeredo, o idealizador do Mundo das Crianças de Jundiaí, Luiz Trientini, e o secretário de Turismo de Brotas, Fábio Pontes, às 19h, no Museu São Pedro, Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco. Ao longo deste dia também ocorre a Trilha do Saber, mediante inscrição pelo site http://experimenteitu.tur.br/

O evento, promovido pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da Prefeitura de Itu, tem o intuito de proporcionar debates e ações sobre os fundamentos do setor como fator de desenvolvimento econômico sustentável e sua importância em diversos aspectos.

A abertura do evento ocorreu na noite da última segunda-feira (02/05) e contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, do vice-prefeito Luciano Alves Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores local e autor da propositura que institui a Semana da Conscientização Turística de Itu, Manoel Monteiro Gomes, da vereadora Célia Regina Pires de Camargo Rocha, do diretor técnico da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, Virgílio Carvalho, que na oportunidade representou o secretário da pasta, Vinícius Lummertz, do secretário municipal de Turismo, César Benedito Calixto, da presidente da Associação de Guias de Turismo, Luciana Daldon, e da presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Itu), Ana Paula Fioravanti.

Guilherme Gazzola ressaltou a importância do turismo nesse momento em que o país está saindo da pandemia de Covid 19 e a necessidade de se discutir sobre esse segmento numa visão econômica. Mencionou que é preciso discutir desde as questões técnicas até as mais complexas, além de convencer as pessoas sobre os benefícios de uma cidade turística.

Segundo Virgílio Carvalho, que entregou ao prefeito Guilherme Gazzola um exemplar do Plano Turismo SP 20 30, marcas que foram criadas para Itu tanto quanto o Simplício como grande agente (humorista Francisco Flaviano de Almeida) trouxeram muitos paulistas à cidade. E destacou que, hoje, Itu tem ainda mais atrativos e é isso que faz com que empresários, trabalhadores e órgãos de Governo se dediquem a essa atividade.

Durante a cerimônia de abertura da Semana também foi entregue o Diploma de Mérito Turístico à empreendedora Camila Leitte, bailarina flamenca, atriz e proprietária do Espaço Arte En Tablado, inaugurado em novembro de 2021, local que reúne dança, gastronomia e atividades diversificadas, nos remetendo à cultura espanhola, com uma requintada decoração. O empreendimento revitalizou um casarão no eixo histórico de Itu, com um significativo investimento, valorizando a cidade de Itu.

A homenageada agradeceu às autoridades, aos seus familiares e aos colaboradores do Espaço Arte En Tablado. Afirmou estar muito honrada em fazer parte da cidade de Itu e poder movimentar o turismo local. Revelou que se apaixonou pela cidade, pela sua história e arquitetura, e que percebeu que aqui era o lugar mais apropriado para empreender e realizar um sonho antigo.

Como parte da programação do segundo dia (03/05) da Semana houve Trilha do Saber e a Série: Conexões Turísticas – Turismo Rural, no Espaço Fábrica São Luiz, com painel de debates com a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, a turismóloga e consultora do Senar, Cíntia Tomie Suguino, e a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino.

A Semana da Conscientização Turística de Itu, instituída pela Lei Nº 2.391 de março de 2022, teve início no último dia 2 e segue até domingo (08/05). Confira as demais atividades da Semana:

Quinta-feira, 5 de maio:
– Trilha do Saber
Saídas às 9h, 14h e 19h30
Inscreva-se pelo site: http://experimenteitu.tur.br/

– Série: Conexões Turísticas – Turismo de Patrimônio “Itu uma Vila Filipina no Coração da América”
Painel de Debates com:

• Maitê Velho – Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu
  • Professor Dr. LD. Marcos Tognon – Unicamp
  • Dr Emerson Castilho – Diretor de Patrimônio Histórico de Itu

Local: Auditório do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP
Rua do Patrocínio, 716, Centro