25/04/2024
HomeMeio AmbienteSemana da Árvore traz diversas atividades de 19 a 23 de setembro

Semana da Árvore traz diversas atividades de 19 a 23 de setembro

Foto de farta vegetação

As ações ambientais comemoram também o Dia do Rio Tietê

Em celebração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizará diversas atividades na próxima semana. As comemorações, que também servirão ao Dia do Rio Tietê, acontecem de 19 a 23 de setembro, com minicurso, exposições, caminhadas e plantios. O objetivo é proporcionar ações de melhorias ecológicas e conscientização ambiental aos participantes de todas as atividades.

Na segunda-feira (19/09), às 9h, no jardim da Subprefeitura Regional do Pirapitingui, ocorre um minicurso de Conservação e Manutenção da Arborização Urbana.

Na quarta-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore, as atividades começam às 9h, no Parque Ecológico do Varvito, com a abertura da Exposição e Premiação das Escolas Municipais junto à Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas.

Ainda na quarta-feira, às 14h, cerca de 120 alunos da Escola Estadual Bene Gurgel, localizada no bairro Cidade Nova, realizarão uma caminhada de aproximadamente quatro quilômetros em torno do Parque Chico Mendes, visitando relevantes pontos de preservação. Ao final dessa caminhada, alunos vencedores da gincana para arrecadação de resíduos eletrônicos realizarão o plantio de cinco mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com placas de identificação levando os seus nomes.

Além dos jovens, funcionários da empresa Aisin Automotive efetuarão o plantio de mais 15 mudas, totalizando 20 mudas de árvore nativa. Todo trajeto será acompanhado por equipes da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte para garantir a segurança dos alunos e organizar o tráfego de veículos.

Já na quinta-feira (22/09), data em que se comemora o Dia do Rio Tietê -um dos mais importantes do Estado de São Paulo, também haverá caminhada e plantio. A atividade terá início às 8h30 e será no Parque Ecológico Taboão. Além disso, o Plaza Shopping Itu dará início à exposição “Rio Tietê, um rio que desagua em mim”, que ficará disponível para visitação até o dia 4 de outubro, passível de prorrogação.

Na sexta-feira (23/09), às 9h, está programado um minicurso sobre técnicas de adubação no jardim central da Prefeitura, no bairro Itu Novo Centro. As atividades comemorativas se encerram, às 15, com uma reunião entre moradores e proprietários da região da APA (Área de Proteção Ambiental) Pedregulho, no auditório do Parque Taboão.