HomeCISSemana da Água começa com plantio de cem mudas nativas

Semana da Água começa com plantio de cem mudas nativas

Durante esta semana a Prefeitura de Itu, com o apoio da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza a Semana da Água com diversas atividades para adultos e crianças, além da inauguração do reservatório de água tratada para três milhões de litros, que muito auxiliará no abastecimento da cidade.

As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira (18/03) com o plantio de cem mudas nativas em uma área de nascentes da cabeceira do manancial do Itaim, na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, no bairro Itaim. Foram plantadas mudas de sangra d’água, grumixama, sibipiruna, oiti, pitanga entre outras espécies. A atividade contou com a participação dos alunos dos nonos anos da Escola Estadual Doutor Benedito Lázaro de Campos.

No local, serão recuperadas duas nascentes com o plantio total de 1350 mudas nativas. Na cidade essas ações são realizadas de forma permanente para a recuperação e fortalecimento de nascentes. Um exemplo disso é que, somente em 2019 já foram plantadas 649 mudas no município. Em 2018, entre a área urbana e também nos mananciais localizados na zona rural foram 6,5 mil mudas, o que contabiliza mais de 17 mudas plantadas por dia. Todas as mudas são provenientes dos viveiros municipais e também referentes a compensações ambientais.

Diversas avenidas e ruas da cidade também estão recebendo novas árvores e palmeiras, aumentando o sombreamento e consequentemente diminuindo a temperatura ambiente.

As atividades encerram no sábado (23/03), com uma visita monitorada de professores ao sistema Mombaça e um plantio de Mata Ciliar no bairro do Jacuhú. Acompanhe programação completa:

18 de março

– 17h30 – Curso para Professores – Conhecendo os Recursos Hídricos de Itu – Oficinas de Aprendizagem

20 de março

– 10h – Aprendendo com os mananciais de Itu – Jogo das Bacias Hidrográficas

Local: CEA Villa (Centro de Educação Ambiental) Miguel Villa

Rua Anthigio Cavaquini, 745, Presidente Médici

– 15h – Inauguração do Centro Permanente de Distribuição de Mudas Nativas do Bairro Pirapitingui

Local: Sede do Parque Ecológico Chico Mendes
Rua Lençóis Paulista, 156, Cidade Nova

21 de março

– 9h30– Oficina de Captação de água de chuva