24/03/2024
HomeMeio AmbienteSemana da Água 2022: Municípios participam de troca de mudas para preservação ambiental

Mais de 500 mudas foram trocadas entre as cidades de Itu, Boituva, Sorocaba, Iperó e Votorantim

Como programação integrante da Semana da Água 2022, idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu em parceria com a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), foi realizada na ontem (24) a atividade de troca de mudas nativas entre as cidades de Itu, Boituva, Votorantim, Iperó e Sorocaba por meio de cooperação técnica da Região Metropolitana de Sorocaba. A ação ocorreu no Viveiro Municipal Santa Teresa, localizado no bairro de mesmo nome.

Mais de 500 mudas de espécies da Mata Atlântica foram trocadas entre as cidades participantes.

Produção de mudas

A cidade de Itu conta com o viveiro de mudas Santa Teresa que produz cerca de 10 mil mudas por ano utilizadas no plano de arborização urbana, para plantios em calçadas, áreas verdes, canteiros e praças, e também para o Programa de Restauração de Matas Ciliares e Nascentes, o Adote uma nascente. No local também são recebidas mudas de compensação ambiental por cortes de árvores.

No viveiro também são produzidas as mudas disponibilizadas pelo Click Verde, um programa de doações de mudas para os munícipes que queiram plantar e cuidar de árvores, deixando a cidade mais verde e bonita. Cada pessoa tem direito a receber três mudas de espécies nativas e que se adaptem ao local onde serão plantadas, como calçadas, quintais, áreas verdes, com ou sem fiação aérea passando por perto. Para se inscrever no Click Verde, acesse https://itu.sp.gov.br/inscricoes/click-verde/