11/04/2024
HomeCulturaSemana Almeida Junior conta com lançamento de livro sobre o pintor ituano

Semana Almeida Junior conta com lançamento de livro sobre o pintor ituano

Como parte da Semana Almeida Junior será lançado nesta quinta-feira (12/05), na Casa da Praça, às 19h30, o livro “Almeida Junior, uma alma brasileira?”, da professora e artista plástica ituana Paula Giovana Andrietta Frias. O livro aborda a produção regionalista do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, reconhecida pelos críticos e apontada como marco divisório para a arte nacional.

A reflexão proposta no texto tem como objetivo analisar alguns aspectos relevantes da obra do pintor, a fim de compreender o contexto em que surgiram, as diferentes avaliações críticas que receberam e o papel que tiveram no processo de renovação do panorama artístico brasileiro.

Na ocasião também acontece a abertura da exposição da autora, “Memórias em Azul”, com trabalhos de cianotipia, um processo fotográfico artesanal do século XIX, que utiliza moléculas de ferro sensíveis à luz que conferem a cor azul a esse tipo de fotografia.

Além de ser o mais simples dos processos de sensibilização artesanais, a imagem formada é ainda hoje, das mais duráveis. Esse processo permite muitas apropriações e experimentações artísticas e pedagógicas na contemporaneidade.

Com tantas possibilidades que a tecnologia oferece, a cianotipia é uma oportunidade de conhecer e experimentar um processo histórico da fotografia, construindo e fixando imagens artesanalmente. Toda a população está convidada a prestigiar mais este evento gratuito promovido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Já no dia 13 de maio os alunos da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” fazem visitas ao Parque Almeida Júnior, com o objetivo de conhecer a paisagem retratada por Almeida Junior. Na ocasião o professor da Emia, Luciano Luz, fará uma palestra sobre a importância da mata atlântica nas obras do pintor ituano por meio da compreensão de suas obras, ampliando o conhecimento e consciência sobre a preservação ambiental e a valorização da cultura do interior paulista, expressa nos tipos populares que retratou.

O professor também falará a respeito da vida artística do pintor, dando foco para as frases e depoimentos do próprio Almeida Júnior sobre a mata que existe em Itu e região.

Encerrando a programação, no dia 15 de maio, a centenária Banda União dos Artistas faz uma apresentação às 11h, na Praça Padre Miguel (Matriz).

As atividades têm o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Museu da Música, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Acompanhe abaixo a programação e endereços dos eventos:

12 de maio – quinta-feira
19h30 – Lançamento do livro “Almeida Júnior, uma alma brasileira?” da professora e artista plástica Paula Giovana Andrietta Frias e abertura da exposição de trabalhos da autora.
Local: Casa da Praça, Praça Padre Miguel, 56, Centro.

13 de maio – sexta-feira
9h30 e 14h30 – Estudo do meio – alunos de desenho da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” no Parque Ecológico Almeida Júnior
Local: Avenida do Parque, 271, Jardim Plaza Athénée, com acesso pela rotatória da Avenida das Graças (Jardim Paraíso I)

15 de maio – domingo
11h – apresentação da Banda União dos Artistas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(11/05/2016)