12/04/2024
HomeCulturaSemana Almeida Junior começa na próxima terça-feira

Semana Almeida Junior começa na próxima terça-feira

Reproduções de algumas obras de Almeida Junior podem ser visitadas na Casa da Praça

Para lembrar a passagem dos 165 anos de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior, nascido no dia 08 de maio de 1850, a Secretaria Municipal de Cultura de Itu preparou uma programação especial para a Semana Almeida Junior com atividades gratuitas para todas as idades.

Serão realizados concertos, intervenções artísticas, oficinas e palestras, lembrando a valorização da cultura caipira e a importância artística do pintor que após anos de estudo na Europa, retorna ao Brasil em 1882 e dá início a uma pintura fortemente identificada com as cores e os costumes brasileiros. Sua importância no cenário das artes o torna “patrono das artes plásticas brasileira”, data que também em sua homenagem é comemorada em 08 de maio.

Celebrando os 120 anos do quadro “Nhá Chica”, de 1895, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta uma vasta programação de atividades para a Semana Almeida Júnior. Abordando a temática local a Semana começa no dia 05 de maio com uma palestra sobre o linguajar caipira, em parceria com o Instituto Cultural de Itu e o Ceunsp.

A mostra na Casa da Praça, “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.

O fotógrafo Denys Flores apresenta uma série de fotografias da festa do Divino em Paraty (RJ), com um olhar sensível aos detalhes de cores e expressões do povo celebrando sua fé, além da exibição contínua do documentário “Quem tem medo de ser caipira”, produzido pelo Projeto Terra Paulista, do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que inclui depoimentos de ituanos.

O cortejo da Folia do Divino, que percorrerá as ruas do centro histórico, parando em sete pousos, terminará na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição.

A Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” elaborou uma intervenção musical, plástica e dramática sobre o quadro “Nhá Chica” e, pela primeira vez, fará uma apresentação ao público integrando professores e alunos dos cursos de violão, desenho e teatro.

A Semana conta ainda com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Oficina Cultural Grande Otelo, que iniciam a oficina de fotografia “Selfie: o autoretrato contemporâneo”, ministrada pelo fotógrafo ituano Paulo Aranha.

A oficina de Cururu e a apresentação do Grupo de Cururu de Sorocaba é um projeto do violeiro Zeca Colares, com incentivo do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, contribui para manter viva essa importante manifestação popular da cidade.

A Semana tem mais espetáculos culturais, como o concerto da Corporação Musical União dos Artistas e o Circuito Sesc de Artes.

A Semana Almeida Junior acontece entre 05 e 17 de maio. Confira abaixo a programação:

Dia 05 de maio – terça-feira

21h – Palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”
Padre Almir de Andrade
Local: Auditório da Reitoria – CEUNSP – Campus I (Praça Regente Feijó)

Dia 06 de maio – quarta-feira

10h – Abertura de exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular”