HomeSaúdeSecretário municipal de Saúde busca novos projetos em Brasília

Secretário municipal de Saúde busca novos projetos em Brasília

O secretário municipal entregou ao ministro Alexandre Padilha o livro comemorativo aos 400 anos de Itu

O secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, voltou a Brasília nesta semana em busca de novos projetos para a saúde pública de Itu. Ele já havia estado na capital federal nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, quando participou do “Acolhimento Nacional aos Secretários Municipais de Saúde”, evento realizado pelo Ministério da Saúde que reuniu 2,5 mil secretários das 435 regiões de saúde existentes no País.

Na oportunidade, em nome do prefeito Antonio Tuíze, Manoel Monteiro entregou ao ministro Alexandre Padilha o livro “Itu em 400 Anos” e o parabenizou pela conduta no tratamento da crise envolvendo a tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

“O evento foi importante para conhecer as principais diretrizes do Ministério da Saúde, em especial com as ações do SUS, com o fortalecimento da atenção básica à saúde e as principais linhas de financiamento disponíveis, além de ser uma excelente oportunidade de intercâmbio com vários municípios”, afirmou o secretário da Saúde de Itu.

O encontro abordou diversos desafios que os secretários municipais de Saúde terão que enfrentar pelos próximos quatro anos. Entre esses desafios estão os de melhorar a qualidade de atenção básica, investir em infraestrutura, como a construção, a reforma e a ampliação das unidades de saúde, e a humanização do atendimento à população. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, ressaltou o ministro Alexandre Padilha.

Também foram realizadas oficinas coordenadas por representantes do Ministério da Saúde. Os secretários contaram com salas de atendimentos para tirar dúvidas sobre as ações do Ministério. Esse encontro, ocorrido em momento de transição, visou ouvir, alinhar e apresentar as ações de saúde existentes.

Durante uma das oficinas, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que “é muito importante a aproximação do Governo Federal, que tem um elenco enorme de ofertas de financiamento para investimento e custeio para todos os municípios, independente do porte. Precisamos deixar claro aos municípios que a busca de recursos deve ser na atenção básica e nas redes de atenção à saúde, como a Rede Cegonha, o Programa Viver sem Limites e o tratamento e prevenção do câncer”.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, também compareceu ao evento. Ele destacou alguns temas que têm despertado interesse dos secretários municipais de Saúde, como, por exemplo, o Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica de Saúde (Pmaq), que visa melhorar as qualidades dos serviços, organiza e estrutura o sistema de saúde na atenção básica.

AE