Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeTurismoSecretário de Estado de Turismo lança Programas em Itu

Secretário de Estado de Turismo lança Programas em Itu

Na manhã desta segunda-feira (26/03) ocorreu o lançamento oficial em Itu dos Programas “Turismo do Saber” e “Melhor Viagem”, oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra, do prefeito Guilherme Gazzola, do secretário de Turismo, Lazer e Eventos de Itu Vinícius Salton, do vereador Rodrigo Macruz e do coordenador Estadual de Turismo, Maurício Petiz.
O evento ocorreu no Parque Geológico do Varvito, importante ponto turístico da cidade, uma das mais procuradas para visitação dentro dos dois programas oferecidos pelo Governo do Estado. Itu atua como emissivo e receptivo e, somente em 2018, pelo Programa “Turismo do Saber”, já foram recebidos mais de 400 alunos de diversas cidades do estado.
Cerca de 240 alunos de escolas de Mongaguá participaram do lançamento do Programa em Itu, aproveitando para visitar o Parque do Varvito e, posteriormente, a Cidade da Criança e a Praça dos Exageros.
“A cidade de Itu dá valor a iniciativas como essas”, comentou Guilherme Gazzola que durante a cerimônia agradeceu a atenção que o secretário de Estado tem dado para a cidade, colaborando com os projetos de desenvolvimento turístico que estão caminhando por meio de sua colaboração.
Os secretários de Educação Walmir Scaravelli e de Governo Rodrigo Tomba também compareceram a cerimônia.

Programa Turismo do Saber
O programa Turismo do Saber visa proporcionar a crianças de escolas públicas uma nova experiência de vida por meio do Turismo Social, na qual cada participante pode ter contato com diferentes locais. A ação proporciona uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos na sala de aula por meio de um dia de visita a determinados atrativos turísticos. Também é trabalhada a conscientização turística com os alunos participantes, abordando, de forma interdisciplinar, a atividade turística como fator de desenvolvimento sustentável e responsável.

Programa Melhor Viagem
O Programa Melhor Viagem pretende levar milhares de idosos para visitar gratuitamente destinos turísticos do Estado. O programa permite a participação de pessoas maiores 60 anos – que façam parte de grupos de idosos organizados, em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades.