23/03/2024
HomeEducaçãoSecretarias de Itu recebem novo treinamento sobre Geoprocessamento

Secretarias de Itu recebem novo treinamento sobre Geoprocessamento

Nesta sexta-feira (08/02), funcionários das Secretarias de Educação e Obras da Prefeitura de Itu receberam treinamento sobre o Geoprocessamento. O treinamento foi aplicado pela Secretaria Municipal de Planejamento no auditório do Centro de Formação de Professores, no Paço Municipal, diante de aproximadamente 200 servidores públicos.

Além das Secretarias de Educação e Obras, outras pastas receberão a equipe do Planejamento para se inteirarem a respeito desta tecnologia. O treinamento será estendido para diversas áreas do poder público municipal, por exemplo: Saúde, Promoção Social, Segurança, Trânsito e Transporte, Habitação, Meio Ambiente, entre outras.

A tecnologia possibilitará uma nova forma de trabalho para os servidores públicos municipais de Itu, sendo uma ferramenta que facilitará levantamento de dados, diagnósticos dos problemas, tomadas de decisão, planejamento, projetos, execução de ações e medição dos resultados.

Neste primeiro momento, os servidores estão sendo apresentados ao sistema, que processa de maneira informatizada os dados georreferenciados. Novas reuniões serão realizadas com a finalidade de instruir os funcionários para a melhor utilização do Geoprocessamento.

O Geoprocessamento utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Em itu, o sistema tem sido alimentado com aerofotos, fotos frontais das fachadas e o mapa fiscal com representação de logradouros, quadras, lotes, codificados e vinculados à base de dados do cadastro imobiliário, dentre outras informações.

No caso da Prefeitura, com o programa é possível obter e cruzar dados sobre temas diversos, todas essas informações poderão ser utilizadas para diversas aplicações e irão ajudar na tomada de decisões. Por exemplo: uso e ocupação do solo, regularidade dos imóveis (identificação dos imóveis, alvarás, habite-se e planta aprovada), regularidade publicidade (identificação de publicidade compatível com atividade), muros e calçadas, imóveis tombados por tipo de uso, massa arbórea em área urbana, mapeamento de áreas verdes e institucionais, entre outras.

VD
Fotos: Fábio Navarro/Decom