10/04/2024
HomeSaúdeSecretaria de Saúde reúne pacientes oncológicas durante a Campanha Outubro Rosa

Secretaria de Saúde reúne pacientes oncológicas durante a Campanha Outubro Rosa

Um emocionante encontro no Centro de Referência da Mulher, ocorrido nesta quarta-feira (24/10), promoveu a troca de experiências entre pacientes em tratamento de câncer de mama assistidas pelo referido serviço. Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, ressaltou que todas as mulheres que estavam presentes, no início ou término do tratamento de câncer, já eram vitoriosas.
Janaina destacou o acolhimento que ocorre no Centro de Referência da Mulher, especializado no atendimento ao público feminino e que realiza exames de diagnóstico como mamografia. Do início deste ano até o último dia 23 de outubro, 3.740 mamografias foram feitas no local.
A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Ana Carolina Tegão, integrantes da equipe multidisciplinar que atua no serviço, representantes da OncoItu Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro Gomes, Mané da Saúde, prestigiaram o encontro que contou ainda com depoimentos de três pacientes oncológicas.
O encontro integrou a programação da Campanha Outubro Rosa em Itu que, ao longo de todo o mês, teve diversas ações em alusão à prevenção ao câncer de mama como Caminhada, Pedal da Amizade, decoração e ou iluminação de pontos da cidade na cor rosa, além de orientações pela equipe da ONG+Vida em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Neste dia 25, prosseguem as orientações sobre prevenção ao câncer de mama pela equipe da ONG+Vida. Interessados podem participar às 7h30, na UBS 13, localizada no bairro Portal do Éden; às 10h, na UBS 16, situada no bairro São Camilo; ou às 14h, na UBS 08, que está instalada no Bairro Brasil.
A Campanha Outubro Rosa em Itu conta com apoio de Secretarias Municipais (Esportes/Governo/Segurança, Trânsito e Transportes/ Serviços Urbanos/Turismo, Lazer e Eventos), Protur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional, Doadores da Alegria e empresas.

Câncer de mama
O segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o de mama, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Homens também são acometidos pelo câncer de mama, mas é raro e representa 1% do total de casos da doença.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.