Widget Image
Secretarias
HomeSaúdeSecretaria de Saúde realiza diversas ações para incentivar o aleitamento materno

Secretaria de Saúde realiza diversas ações para incentivar o aleitamento materno

A equipe de profissionais do Nana Nenê, programa que incentiva o aleitamento materno e está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã do último dia 10, de evento realizado no auditório do Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental (Cedeme). Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento contou com Conversa com Angela Hiluey sobre o tema Como anda a “Família” no mundo “Pós Moderno”.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (Neph/Itu), Serviço Social e Rede de Atenção Psicossocial, e Cedeme, a palestrante Angela é psicóloga, psicoterapeuta, com pós-doutorado em Terapia Familiar pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), fundadora e diretora do CEF-Centro de Estudos da Família Itupeva – escola associada a Relates-Rede Europeia e Latino-americana das Escolas Sistêmicas, entre outras especializações.
A secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo, esteve presente e falou sobre a importância do aleitamento e de todo o empenho das mulheres que amamentam nesse mundo moderno. Também foram distribuídos laços dourados pela equipe do Nana Nenê, em alusão ao Agosto Dourado, mês em que ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno que, neste ano, tem como tema “Amamentação é a Base da Vida“.
Além da participação no referido evento, a equipe do Nana Nenê realiza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante os meses de agosto e setembro, ações educativas destinadas a gestantes e mães que estão amamentando, conforme cronograma abaixo. Também como parte das ações está previsto para o dia 13 de setembro treinamento sobre o Manejo Clínico para o aleitamento materno, direcionado a todos os enfermeiros das UBSs.

Cronograma:
Agosto
Dia 16: às 9h, UBS 08, no Bairro Brasil
Dia 17: às 7h30, UBS 04, no Jardim das Rosas, e às 10h, na UBS 14, no Jardim Aeroporto
Dia 20: às 8h30, na UBS 11, no Cidade Nova, e às 11h, na UBS 16, no Bairro São Camilo
Dia 21: às 8h, na UBS 07, no Bairro Santa Terezinha, e às 9h, na UBS 10, no Bairro Vila Progresso
Dia 22: às 7h30, UBS 05, no Rancho Grande, e às 10h, UBS 15, no Residencial Potiguara
Dia 23: às 9h, UBS 02, no Jardim União, e às 10h, UBS 09, no São Luiz
Dia 27: às 9h, UBS 12, no Jardim Novo Mundo e, às 12h, UBS 06, no Padre Bento
Dia 29: às 8h, UBS 13, no Portal do Éden
Dia 30: às 8h, UBS 03, no São Judas Tadeu

Setembro
Dia 6: às 8h, UBS 01, no Jardim Convenção