15/03/2024
HomeSaúdeSecretaria de Saúde implanta programa que humaniza atendimento às gestantes

Secretaria de Saúde implanta programa que humaniza atendimento às gestantes

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu iniciou o programa Visita no Hospital, desenvolvido em parceria com o Hospital São Camilo. A iniciativa possibilita às gestantes conhecer antecipadamente o ambiente onde será assistida, além de receber orientações gerais de profissionais da saúde como, por exemplo, sinais de trabalho de parto, tipos de parto, aleitamento materno, higienização do bebê.
O Visita no Hospital vai ao encontro da determinação da Lei de Vinculação de Parto, que dispõe em nível nacional sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência – em caso de intercorrência pré-natal ou no parto – no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Dessa forma, a Secretaria cumpre a Lei Federal e, de maneira bastante humanizada, oferece mais transparência e tranquilidade às gestantes. Elas têm a oportunidade de conhecer previamente as instalações da maternidade e sanar dúvidas sobre internação, parto, entre outras”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
Durante a visita, as gestantes passam pela recepção do serviço, sala de acolhimento da maternidade, sala de triagem, quartos, salas de pré-parto, parto e pós-parto. A primeira visita ao Hospital São Camilo ocorreu nesta quarta-feira (07/08), com a presença de uma gestante que realiza Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde.
Patrícia de Fátima Adaimore, usuária da UBS 06, no Jardim Padre Bento, participou do encontro e aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante, recomendo para outras mães, principalmente as de primeira viagem”, comentou. No oitavo mês de sua terceira gestação, Patrícia ressaltou que nesses momentos sempre é possível aprender algo a mais.
As visitas são viabilizadas por intermédio da equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminha a gestante após a 28ª semana de gestação para o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento junto à unidade hospitalar. Nos dias 4 de setembro, 2 de outubro, 7 de novembro e 4 de dezembro, sempre das 9h às 11h30, serão realizadas as próximas visitas.