Widget Image
Secretarias
18/06/2019
HomeSaúdeSecretaria de Saúde divulga números de atendimentos no Hospital Municipal

Secretaria de Saúde divulga números de atendimentos no Hospital Municipal

Cirurgias realizadas e leitos de enfermaria clínica ocupados garantindo mais privacidade e conforto a pacientes e respectivos familiares. Esse é o balanço de 40 dias de funcionamento do Hospital Municipal “Dr Emilio Chierighini”, inaugurado no último dia 2 de fevereiro, com infraestrutura (centro cirúrgico com duas salas e 42 leitos, sendo dois de cuidados intensivos, quatro para recuperação pós-anestésica e 36 de enfermaria clínica) para realizar cirurgias de baixa e média complexidades.
“O corpo clínico da Secretaria de Saúde de Itu realizou 21 cirurgias e registramos 48 internações, tanto de pacientes que estavam sob administração de medicamentos quanto os que aguardavam vagas em hospitais do Estado de São Paulo para serem submetidos a cirurgias de alta complexidade”, informou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
Segundo registros, horas após a inauguração do Hospital, dois pacientes foram transferidos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h para o referido equipamento. Ambos pacientes do sexo masculino, um deles com 55 anos, estava em período de tratamento/medicação e recebeu alta no dia 4 do mesmo mês. O segundo, de 34 anos, ocupou um dos leitos de enfermaria clínica, pois aguardava vaga para cirurgia em hospital especializado de alta complexidade. Assim que liberada a vaga pela Central Estadual, no dia 5 de fevereiro, o paciente foi transferido imediatamente.
No próximo dia 25, serão efetuadas as primeiras cirurgias odontológicas e, a partir de abril, as pediátricas. Todos os pacientes atendidos pelo Centro Cirúrgico do Hospital Municipal são previamente contatados pela equipe de Central de Vagas da Secretaria de Saúde para agendamento de triagem para exames pré-operatórios, avaliação anestésica e cirurgias.
O prédio onde o Hospital está instalado contará, em breve, com o Centro de Diagnósticos por Imagem equipado com Tomógrafo, Raio X Digital e Ultrassom, todos equipamentos novos e com tecnologia de ponta. A previsão é que os aparelhos estejam instalados e em pleno funcionamento ainda neste semestre.
O Hospital Municipal está localizado na Rua Convenção, 550, Vila Nova, para onde são encaminhados pacientes que passarão por cirurgias de baixa e média complexidades ou que ocuparão leitos de enfermaria clínica por meio de transferência de serviços de urgência e emergência da cidade de Itu.